FASPG destina mais de 20 milhões para entidades socioassistenciais em 2022

por Edson Gil

A Prefeitura, através da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), repassará durante o exercício de 2022 mais de R$ 20 milhões para entidades socioassistenciais, visando a execução de serviços voltados para a população em situação de vulnerabilidade, como também, risco social.
Ao todo, 28 entidades através de um Termo de Colaboração com a FASPG recebem um repasse mensal para execução de Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Centro dia e Acolhimento Institucional.  Ao todo, são 2.747 metas de atendimento para serem cumpridas até dezembro de 2022.
A presidente da FASPG, Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, relata que o repasse mensal para as entidades ultrapassa R$ 1,7 milhão por mês, totalizando R$ 20 milhões ao ano. “As entidades socioassistenciais realizam um trabalho importante para o Poder Público. Desta forma, estes repasses contribuem de maneira expressiva no custeio das despesas destas instituições”, aponta Vinya.
Para a prefeita Elizabeth Schmidt, o trabalho desenvolvido por estas entidades é de grande importância para a cidade, pois auxilia diversos segmentos que necessitam de uma atenção institucionalizada. “Estas entidades atendem pessoas portadoras de diversos tipos específicos de deficiência, como também assistem a pessoa idosa, moradores de rua, bem como, crianças e adolescentes, por exemplo. Estas instituições são braços da Prefeitura levando cidadania, educação e cuidados para estes públicos”, finaliza a prefeita.

Fazem parte da rede de atendimento que recebe apoio da Prefeitura:
- Acap. Geny de Jesus Souza Ribas
- Aliança Brasileira de Assistência Social e Educacional- ABASE / Casa do Piá
- Asilo São Vicente de Paulo
- Associação Antonio e Marcos Cavanis/ Casa do Menor Irmãos Cavanis
- Associação Artesanal do Excepcional de Ponta Grossa - ASSARTE
- Lar Guilherme Cavina
- Associação Beneficente Lua Nova
- Associação de Atendimento para Portadoras de Necessidades Especiais N.Sra de Lourdes - AAPNENSEL
- Associação de Pais e Amigos do deficiente Visual - APADEVI
- Associação de Pais e Amigos do Excepcional - APAE
- Associação de Promoção à Menina - APAM