Educação realiza série de formações para professores em diversas áreas

Áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Especial, Educação Física e Educação Infantil passaram por cursos ao longo da semana

Professores da rede municipal de ensino estão participando, nesta semana, de uma série de trabalhos formativos nas diversas áreas de atuação. O trabalho faz parte do processo de formação continuada realizado pela Secretaria Municipal de Educação para aprimoramento constante dos profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Ao longo da semana e nesta sexta foram realizadas formações nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Educação Física, Educação Especial e Infantil, bem como para coordenadoras pedagógicas e diretoras, em diversos pontos em processo de melhoria para toda a rede.

"Este é um dia muito importante para a nossa rede, pois estamos realizando formações para diversas áreas, em vários espaços diferentes, todas de maneira presencial, o que não ocorreu durante muito tempo por causa da pandemia. Felizmente estamos em um novo momento e todos esses conhecimentos chegarão até os alunos, em cada unidade escolar", observa a diretora do Departamento de Educação da SME, professora Izolde Hilgemberg.

Na Matemática e na Língua Portuguesa, o foco está na alfabetização, envolvendo todas as escolas. A partir desta formação, os professores levam para a sala de aula um plano de trabalho que será desenvolvido com os alunos nos próximos meses. "Esta formação visa oferecer para os professores ferramentas para sanar as dificuldades geradas durante o período de pandemia. Organizamos diversas sugestões de trabalho para a recuperação das aprendizagens destes alunos", adiciona a coordenadora do ensino de Matemática, professora Annaly Schew.

Na formação da Educação Especial e Inclusiva, voltada para os professores que atendem os estudantes das Salas de Recursos Multifuncionais, os profissionais trabalharam com o tema 'Avaliação Educacional Especializada', em parceria com a Faculdade Censupeg. "Visamos a busca constante do conhecimento para aprimorar o trabalho pedagógico especializado", comenta Patrícia de Fátima Rodrigues, coordenadora do setor de Educação Especial e Inclusiva.

Educação Infantil

Ao longo da semana, profissionais da Educação Infantil interagiram na formação chamada 'Corpo em movimento: a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil'. Diretoras e coordenadoras pedagógicas dos CMEIs de Ponta Grossa realizaram estudos teóricos e desenvolveram práticas para serem trabalhadas pelos professores junto às crianças.

Por meio da psicomotricidade, descrita na Base Nacional Comum Curricular, a Educação Infantil conduz a criança para que desenvolva as habilidades de aprendizagem, como raciocínio lógico, corporal, relacionamento e socialização, aprendendo a se expressar, conviver, partilhar, brincar, a conhecer-se e desenvolver-se de maneira integral.

As práticas fazem parte do processo de formação continuada dos professores, explica a coordenadora da Educação Infantil, Daniele Jonko. "Toda a formação é organizada evidenciando a proposta da nossa rede, que é o trabalho com os espaços de interesse, organizados em sala e que levam em consideração o protagonismo da criança, que aprende em cada espaço por meio da exploração, interação com colegas e o professor. Nesses espaços ela tem a oportunidade de criar e expressar o pensamento, ajudando no desenvolvimento de suas habilidades. Todo o trabalho embasado na Base Nacional Comum Curricular e nos Referenciais Curriculares da Educação Infantil de Ponta Grossa", acrescenta Daniele.