Elizabeth inaugura Casa da Mulher

por Edson Gil

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social (SMEDS), da Fundação de Assistência Social (FASPG) e da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), inaugurou nesta terça-feira (22) a Casa da Mulher. O espaço é destinado a prestar acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos, contribuindo para o fortalecimento da mulher e rompimento do ciclo de violência.
A prefeita Elizabeth Schmidt comenta que a Casa da Mulher atuará na articulação com as instituições governamentais e não governamentais que integram a Rede de Proteção à Mulher do Município de Ponta Grossa. “Promover a segurança das mulheres, todas elas, é nossa obrigação. Como mãe, como prefeita e como mulher. Por isso estamos intensificando a ação da Patrulha Maria da Penha, melhoramos o sistema de botão do pânico e agora estamos ampliando o acolhimento a toda mulher vítima de violência”, destaca Elizabeth.
A primeira dama do Estado, Luciana Saito Azevedo Massa, relatou que nesta semana foi lançado o Plano Estadual dos Direitos da Mulher, uma conquista para o Paraná e que será trabalhado arduamente para que este plano cumpra com seus objetivos. "Entendemos que quando a violência atinge a mulher, não atinge somente ela, mas também atinge os filhos e a família como um todo. Este problema não é somente de nós mulheres, mas de toda a sociedade”, disse a esposa do governador Ratinho Júnior.
A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Simone Kaminski de Oliveira, comenta que a Casa está cumprindo o dever de romper com a cultura contra a violência que atinge as mulheres e as famílias da nossa cidade. “Já tivemos inúmeros avanços, mas somente através de políticas públicas que garantam não somente a proteção, mas a prevenção e a emancipação das mulheres, é que iremos conseguir transformar a realidade cultural e sistémica do nosso país”, falou Simone.
A presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Vinya Mara Anderes Dzievieski Oliveira, disse que é de conhecimento que a violência é um problema estrutural e coletivo, e para tanto, é buscado mostrar para estas mulheres, que elas não estão sozinhas nesta luta. “É chegado o momento de promover o empoderamento das mulheres e meninas, através da estruturação e reestruturação de políticas concretas e uma legislação que de fato, venha a coibir as violações de direitos. Precisamos incentivar todas as mulheres que passam por essa situação de violência que não tenham medo e denunciem para que cada vez mais possamos combater e evitar todo e qualquer tipo de crime contra a mulher”,  avalia Vinya.
Além dos serviços de acolhimento psicológico e social disponíveis na Casa, o espaço também receberá as equipes da Patrulha Maria da Penha, que atualmente acompanham 610 mulheres com medidas protetivas em vigência no Município. “A inclusão da Patrulha Maria da Penha junto à estrutura das equipes da Casa da Mulher irá promover um atendimento mais amplo, eficiente e humanizado para as mulheres em situação de vulnerabilidade e que buscam o atendimento e apoio do Município no intuito de saírem dessa situação. Sendo assim, tenho certeza que a Casa da Mulher irá fortalecer ainda mais rede de proteção às mulheres em Ponta Grossa”, finaliza a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski.
A Casa da Mulher inicia os atendimentos nesta quinta-feira (24), das 9 às 17 horas e está localizada na Rua Theodoro Rosas, nº 1651, no Centro.