Prefeitura abre pré-cadastro para vacinação de crianças de 05 a 11 anos

Por Mariana Galvão Noronha

Pais ou responsáveis por crianças de 05 a 11 anos devem preencher as informações no cadastro e aguardar o agendamento, que será feito pela prefeitura

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Saúde, abriu no site o pré-cadastro de informações para dar início a vacinação contra covid-19 do público infantil, previsto no Plano Nacional de Imunização para crianças de 05 a 11 anos completos. Os pais ou responsáveis de crianças nessa faixa etária devem preencher as informações no cadastro e aguardar o agendamento, que será feito automaticamente pela Prefeitura com base neste cadastro, seguindo os critérios prioritários da etapa.

“Este pré-cadastro, que ainda não é o agendamento em si da vacinação, é importante para termos controle mais exato do público desta etapa. Nossa estimativa é de 37 mil crianças. De acordo com o envio de doses, faremos o agendamento do quantitativo disponível seguindo os critérios prioritários: começando pelas crianças com comorbidades ou deficiência permanente, indígenas ou quilombolas, e reduzindo a faixa etária gradativamente, primeiro com os de 11 anos completos, até chegamos aos de 5 anos completos”, detalha o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Rodrigo Manjabosco.

Esta vacinação deve iniciar nos próximos dias e, seguindo orientações do Ministério da Saúde, é importante que os pais ou responsáveis considerem um intervalo de 20 minutos após a aplicação, em que as crianças permanecerão no local para observação.

Declaração médica
A Fundação Municipal de Saúde reforça que para as crianças com comorbidades será necessário apresentar uma declaração médica no momento da vacinação, então os pais ou responsáveis já podem ir providenciando o documento. No momento do pré-cadastro, será preciso apenas indicar qual a comorbidade, para controle do Setor de Imunização, mas o atestado será exigido apenas na hora da vacinação.

Autorização
Da mesma forma como ocorreu com os adolescentes, menores de 18 anos devem ter autorização de pais ou responsáveis para a aplicação da vacina. Esta autorização pode ser dada verbalmente com a presença de um dos responsáveis no momento da vacinação ou através de declaração de autorização impressa (modelo disponível para anexo no pré-cadastro).

Agendamento
Com base nos cadastros, que permitirá filtrar os grupos de crianças por faixa etária e os que possuem comorbidades, o agendamento será feito automaticamente no sistema conforme a disponibilidade de doses. Por exemplo, se tivermos 1000 doses disponíveis para uma etapa de vacinação pediátrica, faremos automaticamente o agendamento dos 1000 primeiros cadastros, atendendo as prioridades.

Quando isso ocorrer, a Prefeitura informará que há agendamento disponível para consulta de determinado grupo. O pré-cadastro será já a garantia da aplicação, que ocorrerá mediante o envio de vacinas para Ponta Grossa.
O pré-cadastro está disponível pelo site: https://fms.pontagrossa.pr.gov.br/precadastro/

Comorbidades

As comorbidades previstas nesta etapa de vacinação são:

- Insuficiência cardíaca;
- Cor-pulmonante e Hipertensão pulmonar;
- Cardiopatia hipertensiva;
- Síndrome coronarianas;
- Valvopatias;
- Miocardiopatias e Pericardiopatias;
- Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosa;
- Arritmias cardíacas;
- Cardiopatias congênitas;
- Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados;
- Talassemia;
- Síndrome de Down;
- Diabetes mellitus;
- Pneumopatias crônicas graves;
- Hipertensão arterial resistente e de artéria estágio 3;
- Hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo;
- Doença Cerebrovascular;
- Doença renal crônica;
- Imunossuprimidos (Incluindo pacientes oncológicos);
- Anemia falciforme;
- Obesidade mórbida;
- Cirrose Hepática
- Transtorno do Espectro Autista (TEA)