SUAS realiza processo eleitoral da Mesa de Negociação e Gestão de Trabalho

Por Assessoria
 
A Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social convida os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), do município de Ponta Grossa, para participar do processo eleitoral da Mesa de Negociação e Gestão do Trabalho do SUAS, determinado pelo Decreto Municipal nº. 19.417/2021.
A Mesa de Negociação é um espaço democrático e permanente de diálogo e negociação entre gestores/as e trabalhadoras/es do SUAS, a fim de conhecer e administrar conflitos e demandas decorrentes das relações de trabalho no âmbito do SUAS e, por consequência, contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, tendo por objetivos, princípios e diretrizes: a ética, a transparência, a legalidade, a cooperação, a responsabilidade, a valorização do servidor e o foco na eficiência e qualidade do serviço público.
Cabe a Mesa de Negociação discutir temas diretamente relacionados a execução dos serviços e aos trabalhadores que atuam na política de Assistência Social, seja no âmbito governamental, como não governamental, devendo debater, como por exemplo: Plano de Cargos e Carreira da Assistência Social do SUAS; Formação e qualificação profissional; Jornada de trabalho no SUAS;  Saúde do trabalhador da Assistência Social; Periculosidade e insalubridade do trabalho na Assistência Social; Precarização do trabalho, formas de contratação e ingresso no setor público; e, o acompanhamento da gestão na Política de Assistência Social (Resolução nº. 172 de 20 de setembro de 2007), dentre outros.
A Mesa será composta por 8 representantes e seus suplentes, sendo: 4 governamentais (2 representantes da gestão da FASPG e 2 trabalhadores) e 4 não-governamentais (2 representantes da direção de organizações da sociedade civil com atuação no SUAS e 2 trabalhadores).
Os representantes dos trabalhadores governamentais e não-governamentais e os diretores das entidades serão designados através deste processo eleitoral.
Qualquer trabalhador/a do SUAS (ou seja, trabalhadores/as de todos os níveis e locais de trabalho) poderá ser candidato à compor a Mesa de Negociação e, para isso, deverá se inscrever no período de 17 a 20 de janeiro de 2022, no link que será disponibilizado no site do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), para concorrer a eleição.
A votação ocorrerá no dia 02 de fevereiro de 2022, na sala do CMAS no edifício onde está localizada a FASPG, sendo que todos os trabalhadores/as têm direito a um voto para escolher o representante do seu segmento.
Os dois candidatos mais votados, serão considerados eleitos, e, os próximos dois serão considerados suplentes. Os demais, em ordem decrescente de votos, poderão vir a compor a mesa, em caso de vacâncias.
- Para entender melhor:
Os interessados de todos os níveis e lotações, para participar das reuniões de mobilização e da transmissão ao vivo no YouTube, onde poderemos conversar mais de perto sobre a Mesa e tirar as possíveis dúvidas referentes ao processo eleitoral.
Cada trabalhador/a poderá escolher a data e horário que melhor se adapta a sua realidade, sendo:
12 de janeiro de 2021 (quarta-feira)
10h00 - https://meet.google.com/nug-gauz-yog
13h30 - https://meet.google.com/rww-mjzi-sdb
14 de janeiro de 2021 (sexta-feira)
10h00 - https://meet.google.com/ned-izyu-gaw
13h30 - https://meet.google.com/pjx-bjqx-ehb
19 de janeiro de 2021 (quarta-feira)
13h30 - https://www.youtube.com/watch?v=d203bDQj6Ng