CULTURA: Prefeitura abre inscrições para o Promific

por Josué Teixeira
Aproximadamente 590 mil reais de recursos do IPTU serão disponibilizados para captação direta junto a patrocinadores da área cultural. Inscrições vão até 23 de janeiro

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC), está com inscrições abertas até o dia 23 de janeiro para o Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific). A iniciativa prevê a destinação de recursos do IPTU para projetos culturais selecionados pelo Município.De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Alberto Portugal,  cerca de 590 mil reais serão disponibilizados para 14 projetos através da captação direta junto a patrocinadores.  “O objetivo do Promific é oferecer aos artistas locais ferramentas para que eles possam viabilizar projetos culturais, incluindo shows, espetáculos, obras, exposições e pesquisas. Sendo assim,  o Município abre mão de 60% do valor do IPTU de pessoas físicas e jurídicas que optem por apoiar essas iniciativas”, explica. Segundo a FMC, os projetos submetidos ao Promific são selecionados por uma banca avaliadora e podem ser enquadrados em 3 faixas de valores:  R$70.000,00, R$50.000,00 e R$33.065,80. Após a aprovação, o proponente tem até o mês de março de 2023 para captação do recurso, diretamente com os patrocinadores – que são proprietários de qualquer imóvel em área urbana, disponíveis a dedicar parte do imposto ao projeto, que pode ser executado em até dois anos pelo proponente.As inscrições e demais informações do edital podem ser acessadas no link https://cultura.pontagrossa.pr.gov.br/editais/2021-2/.