Educação dá posse para 153 novos diretores da rede municipal de PG

Em cerimônia no Cine Teatro Ópera, novas gestoras e gestores tomaram posse de seus cargos – e desafios – para o período 2022 a 2025

As 153 novas diretoras e diretores da rede municipal de Educação de Ponta Grossa tomaram posse de seus cargos – e também de seus desafios – para o próximo mandato dos gestores escolares, que começa em 2023 e segue até 2025. Destas, 151 são mulheres e dois homens. A cerimônia foi realizada no Cine Teatro Ópera, na noite desta terça (21), com a presença da secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, e da prefeita Elizabeth Schmidt.

A grande maioria dos novos gestores foi eleita pela própria comunidade escolar, com exceção dos novos dirigentes daquelas unidades onde não houve candidaturas registradas ou para novas unidades construídas pela Prefeitura. Na eleição, realizada no início de dezembro, foram selecionados 131 diretores, com expressiva participação da comunidade escolar. Entre os pais ou responsáveis, 16.828 pessoas participaram da escolha, além de 2.603 funcionários. No total, 19.431 votos foram computados. As demais unidades tiveram suas diretorias indicadas pela SME, seguindo critérios técnicos.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, agradeceu a equipe que organizou todo o processo de seleção, que teve início com a realização de um curso de gestão para todos os interessados em assumir a direção de uma das unidades escolares do município. Apenas candidatas e candidatos aprovados na avaliação puderam se candidatar. Ela também destacou a lisura de todo o processo.

Ela deu amplo destaque ao necessário compromisso de todos os novos gestores com a garantia do aprendizado dos alunos. “Chegamos a um ponto da nossa história em que é necessário garantir – e destaco a palavra garantir – a alfabetização na idade certa, aos sete anos, independente das dificuldades, e também de garantir o aprendizado de todos”, disse Simone.

Para a prefeita Elizabeth Schmidt, as diretoras terão pela frente diversos desafios, entre eles o de apoiar os alunos e a comunidade no cenário pós-pandemia. “Quantos de nossos alunos não perderam pessoas que amam?”, questionou a prefeita. Ela também parabenizou a todos os novos gestores e também destacou que a principal meta deve ser garantir o aprendizado e a alfabetização na idade certa. “Este é um compromisso de todas nós, professoras e professores de nossa rede, porque deste momento depende todo o futuro de cada um de nossos alunos”, destacou Elizabeth.

Compromisso pela Educação

Além da documentação e do termo de posse, cada uma das diretoras e diretores recebeu também o certificado Compromisso pela Educação, oferecido pela ONG Todos pela Educação à Prefeitura de Ponta Grossa. O selo respalda as ações do município em benefício da educação e sela o compromisso de garantir um aprendizado de qualidade para todos os estudantes.