Projetos de fomento ao empreendedorismo recebem Selo SESI ODS 2021

Por Mariana Galvão Noronha

Trabalhos desenvolvido pela equipe da Sala do Empreendedor foram reconhecidos pelo comprometimento com o desenvolvimento sustentável de Ponta Grossa

Dois projetos de fomento ao empreendedorismo desenvolvidos pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Agência de Inovação e Desenvolvimento, foram reconhecidos com o Selo Sesi ODS 2021, que reconhece boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O reconhecimento foi garantido pelos projetos:

“De informal a empresário legal”
Criado em 2019, é um programa inovador que tornou o município de Ponta Grossa a maior rede de cobertura de Salas do Empreendedor do Paraná. O foco central deste programa é tornar os CRAS - Centros de Referência de Assistência Social - um partícipe na rede de fomento ao empreendedorismo do município, através da disponibilização de serviços e de apoio ao futuro empreendedor. Dessa forma, Ponta Grossa conta com 11 Salas do Empreendedor, sendo uma avançada na sede da Prefeitura e outras com estrutura básica nos 10 CRAS da cidade. Através do projeto, os serviços da Sala do Empreendedor passam a estar mais perto do público alvo das políticas de enfrentamento à pobreza e, assim, o município possibilita que mais cidadãos formalizem seus negócios e sejam protagonistas através do empreendedorismo.

“Voe Aceleradora de Negócios”
Lançado em 2018, a Voa Aceleradora de Negócios é uma iniciativa pioneira no Paraná, idealizada com objetivo de auxiliar os microempreendedores individuais no processo de crescimento e desenvolvimento do seu negócio, de forma consistente e integrada, com foco no autoconhecimento, capacitação, criatividade e inovação. O programa é ofertado duas vezes ao ano com duração de 4 meses, desenvolvido em 3 etapas. O programa Voe já capacitou mais de 120 MEIs e 12 dessas empresas já migraram da categoria fiscal de MEI para ME.

“Essa é mais uma ação que demonstra nosso comprometimento com o desenvolvimento sustentável de Ponta Grossa. Com a Sala do Empreendedor nos CRAS, a Prefeitura busca alcançar a inclusão produtiva, aproximar os serviços do público alvo, garantir a inclusão previdenciária do trabalhador informal e pequeno empreendedor e ofertar atendimento integrado. Com a VOE, queremos proporcionar aos microempresários uma nova visão do seu negócio através de capacitações, permitindo aos participantes uma reestruturação da empresa através da inovação”, comenta a coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação e presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani.

Premiações
“Esses dois projetos reconhecidos com o Selo ODS são apenas alguns dos excelentes e importantes projetos desenvolvidos pela Prefeitura no fortalecimento da política pública de fomento ao empreendedorismo. O Selo é um importante reconhecimento destes projetos que estão transformando a realidade dos pequenos empresários. E esse é o papel do poder público, dar assistência e capacitação para que os empresários prosperem e superem os momentos de dificuldade”, destaca a prefeita, Elizabeth Schmidt.