SELO SESI ODS 2021: Escola João Maria Cruz é premiada pelo melhor projeto sustentável do PR

Escola recebeu o ‘Prêmio Sesi Peça por Peça 2021’ e o Selo Sesi ODS pelo projeto ‘Eu sou João, eu sou Maria, cuido do mundo e da família’

A Escola Municipal João Maria Cruz recebeu nesta quarta-feira (15) dois dos principais reconhecimentos na área de sustentabilidade oferecidos pelo Serviço Social da Indústria (SESI) no Paraná. A escola municipal garantiu o troféu do ‘Prêmio Sesi Peça por Peça 2021’, por realizar o melhor projeto sustentável do Estado, além de receber o Selo Sesi ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A cerimônia de entrega foi realizada na própria escola.

A conquista veio por meio do projeto ‘Eu sou João, eu sou Maria, cuido do mundo e da família’, desenvolvido dentro e fora do ambiente escolar. A conquista do 1º lugar, entre todas as iniciativas avaliadas pelo Serviço Social da Indústria, rendeu à escola uma premiação de mais de R$ 5 mil, que foram investidos em novos equipamentos para a manutenção e continuidade do projeto. Anteriormente, em julho de 2021, a unidade já havia recebido R$ 3 mil por figurar entre as dez melhores iniciativas do prêmio.

A prefeita Elizabeth Schmidt acredita que a iniciativa da escola reflete no futuro das crianças e do meio ambiente. “O projeto serve de contribuição para que as crianças sejam formadas para ajudar no desenvolvimento sustentável do planeta. Isso vai impactar no futuro, em um cenário global. O que sentimos nesse momento é uma grande emoção e temos maior responsabilidade ainda em fazer com que a educação de qualidade interfira na transformação do mundo, porque é o que precisamos”, considerou a prefeita.

O projeto reúne uma série de práticas sustentáveis para o dia a dia da própria unidade, sempre com o envolvimento ativo dos alunos, como horta orgânica, coleta e uso racional da água, coleta de óleo usado, reciclagem de tampinhas, entre outras. A diretora da unidade, professora Eliana Gualberto Carvalho, conta que este é um projeto que se tornou perene. “Para o próximo ano já estamos com alguns planejamentos prontos para estender ainda mais as ações. Além de tudo, é um projeto pedagógico onde os alunos são multiplicadores disso”, relata a docente.

“Esta conquista é resultado da articulação de toda a escola em conjunto com a comunidade, em torno da discussão ambiental com base em uma proposta pedagógica muito criativa e consistente. O reconhecimento do SESI é uma demonstração muito poderosa da qualidade do trabalho realizado na Escola”, considerou a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

A articuladora de projetos do Sesi, Glaucia Wesselovicz, destaca que entre as escolas participantes, a unidade João Maria Cruz foi um destaque pela evolução da proposta. “A escola já é participante de outras vezes, por isso verificamos a sua consolidação, não só pela equipe técnica da escola, mas também pela comunidade escolar que abraçou essa iniciativa e fez parte do projeto”, disse Glaucia.

Participação dos alunos

Júlia Taques Glonek, estudante do 5º ano, diz que sempre participou do projeto. “Eu sempre trouxe o óleo de cozinha usado para coleta, tampinhas de garrafa, lacres de latinhas e mesmo estando em casa nada me impediu de contribuir com o projeto. Aprendi que cuidando do meio ambiente, a gente cuida de nós mesmos porque nós dependemos da natureza e a natureza é algo lindo, meus pais também aprenderam isso graças ao projeto da escola”, considera Júlia.