Prefeitura recebe Selo ODS 2021 pelo Projeto Quali & Tec

por Edson Gil

Nesta terça-feira (14), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profisional (SMICQP) recebeu do Sistema Fiep, o Selo ODS 2021, em virtude do Projeto Quali&Tec. O evento certificou todas as entidades parceiras do programa que já orientou mais de 13 mil jovens ponta-grossense sobre o mercado de trabalho.
O Selo ODS é uma oportunidade de reconhecimento para indústrias, empresas, instituições de ensino, públicas e organizações da sociedade civil que estão atuando em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O projeto Quali&Tec é uma iniciativa que tem como objetivo preencher as vagas remanescentes da Agência do Trabalhador, oferecendo oportunidades para jovens do ensino médio e técnico das escolas públicas.
A prefeita Elizabeth comenta que o reconhecimento do programa Quali & Tech, é extensivo aos diversos parceiros e colaboradores, pois receber o Selo dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável não somente deixa os responsáveis orgulhosos, mas também aumenta a responsabilidade na execução da sua continuidade. “O reconhecimento é muito importante, mas lanço aqui o desafio para irmos além. Vamos trabalhar para que a mentalidade da justiça, da equidade, do desenvolvimento pleno, comum e acessível seja dominante”, disse a prefeita.
Robson Gravena, representante do Sistema Fiep, comenta que o Sesi é um mobilizador dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável junto a indústria, junto a sociedade e junto aos município. “Hoje é uma grande satisfação entregar este Selo que reconhece Ponta Grossa como um município que atual em prol da educação profissional de qualidade. O Quali & Tec é brilhantemente conduzido pela Prefeitura, da qual nos sentimos muito orgulhosos de sermos parceiros”, disse Gravena, salientando que a educação profissional é emancipadora, pois confere às pessoas a dignidade do trabalho.
O secretário José Loureiro Neto destaca a parceria firmada com o Núcleo Regional de Educação para trabalhar em todas as Escolas Estaduais que possuam cursos técnicos de forma a expandir o projeto, como também as demais entidades que contribuem com o projeto como a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, a Faculdade Santana, Sesc, Senac, além da equipe Secretaria de Indústria e Comércio. “A preocupação da Prefeitura está voltada a capacitar, orientar e dar condições para que os nossos alunos venham para o mercado de trabalho com melhores condições de aprendizado, fazendo com que Ponta Grossa tenha uma mão de obra diferenciada, o que atrairá mais empresas para a cidade, gerando riqueza e renda”, pontua Loureiro.
O coordenador de Administração da SMICQP, Nilton Bahls Gomes, que a Agência do Trabalhador conta com a dificuldade de ainda ter 30% das vagas que não são ocupadas, porque ainda falta mão de obra qualificada. “Este dado justifica a existência do Quali & Tec e que a qualificação profissional é o melhor caminho para um mercado de trabalho cada vez mais exigente”, disse.
Para a realização do Quali & Tec foram realizados eventos levando a estrutura dos parceiros e apoiadores, para realização de palestras, oficinas e workshop de qualificação e orientação para mais de 13 mil jovens, fazendo abordagem na empregabilidade e atendendo as demandas do mercado de trabalho.