RECONHECIMENTO: Educação homenageia funcionários que se aposentaram no ano de 2021

Após uma vida de dedicação ao magistério e às unidades escolares de Ponta Grossa, 44 professores, serventes, escriturários e trabalhadores braçais da rede municipal de Educação que se aposentaram ao longo do ano de 2021 foram homenageados nesta segunda (13) pela Secretaria Municipal de Educação, no Auditório Eunice Miró Guimarães, na Vila Coronel Cláudio. Os profissionais do ensino receberam placas de agradecimento pelos serviços prestados à Educação do município.

Segundo a SME, a cerimônia teve o objetivo de reconhecer o trabalho e a dedicação de toda uma vida à causa da Educação, além de valorizar as pessoas que se empenharam em melhorar a sociedade ponta-grossense. "Existia uma lacuna neste sentido, pois entendemos que muitos profissionais se despediam do serviço público e não se sentiam valorizados. São pessoas que dedicaram uma grande parte da sua vida ao crescimento de seus alunos, atendendo a comunidade, cuidando da vida escolar e agora, no final da carreira, recebem mais um reconhecimento e um sincero agradecimento", aponta a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves.

A professora Dorotéia Deni Bobato Domann aposentou-se em 2021, após 43 anos na Escola Municipal Professor Faris Antônio Michaele. "Foi uma vida, mas foi muito gratificante, pois trabalhei com todo tipo de aluno, carente, doente, agressivos, carinhosos, dedicados. E aí eu via que realmente estava na profissão certa. Eu olhava para todos, me dedicava mais a quem tinha mais dificuldades e sempre chegava ao final do dia e eu ficava grata, pois podia contribuir com a comunidade do Borato e com todas as crianças", conta a professora.

Helena Kanclarowicz foi convidada a lecionar com 14 anos, após ter concluído o Curso Normal em Paulo Frontin. "Com autorização do juiz, minha primeira escola era a 25 quilômetros de casa, com 30 alunos de várias séries", conta a professora. Hoje, são 50 anos de profissão, sendo 35 anos de rede municipal. "Quando vejo um ex-aluno, eles vêm sempre gritando, professora Helena... e eu me sinto muito feliz por ter participado da educação, não esperava que fosse ficar tanto tempo, sempre gostei e gosto até hoje. Já me retirei, mas às vezes ainda me dá vontade de voltar na escola e pedir à diretora para ficar mais um pouquinho com os alunos, alfabetizando", afirma Helena.

Homenagens

Foram homenageados todos os profissionais aposentados no período de 01 de janeiro a 30 de novembro de 2021. Vinte professoras, um professor, 12 serventes, uma escriturária e um trabalhador braçal receberam placas com homenagens. Conforme a SME, a intenção é repetir o gesto todos os anos, em dezembro, reunindo todas as profissionais que efetivamente deixarem as atividades nas unidades escolares da rede, a partir do mês de dezembro do ano anterior.