Cultura: Prefeitura promove ‘Circuito Arte Rua’ e Concerto de Aniversário da Banda Lyra dos Campos neste fim de semana

por Josué Teixeira
 
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura (FMC),  promove,  neste final de semana,  dois eventos abertos para a comunidade.
No sábado (20), será realizada a 1ª edição do projeto Circuito Arte Rua, no Parque Ambiental, das 10h às 17h. Já no domingo (21), a Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco recebe,  a partir das 19h, o Concerto de Aniversário de 69 anos  da Banda Escola Lyra dos Campos.  
O presidente da Fundação Municipal de Cultura, Alberto Portugal, destaca que o "Circuito Arte Rua", terá como tema da sua primeira edição a Consciência Negra.  "Durante sua realização, serão promovidas diversas atividades que abordam temas como Empoderamento e Beleza Negra, Religiões de Matriz Africana, Hip Hop, Carnaval e Capoeira", destaca.
Em relação ao Concerto de Aniversário da Banda Lyra, Portugal ressalta que o evento será uma celebração à história da Banda e de sua importância para a comunidade. "A Banda Escola Lyra dos Campos é um dos patrimônios da cidade e impactou diversas gerações de artistas, servindo como base para a formação de diversos músicos. Sendo assim,  nada mais justo que celebrarmos este aniversário com um grande concerto aberto para a comunidade em um dos pontos mais icônicos de Ponta Grossa, a Concha Acústica", finaliza.
 
Grafite
Além das atividades do 'Circuito Arte de Rua' no Parque Ambiental, também acontece um grafitagem no escadão da Avenida Visconde de Taunay, alusiva ao movimento “Black Lives Matter”.
Serviço
Circuito Arte Rua – Consciência Negra
20 de novembro
Horário: das 10h às 17h

 
Banda Escola Lyra dos Campos
A Banda Escola Lyra dos Campos foi criada em 22 de novembro de 1952, em Ponta Grossa – Paraná, pela Lei Municipal nº 569/52, com a finalidade de promover apresentações para a comunidade e ensinar jovens de todas as classes sociais, visando à formação de novos músicos para seguirem carreira musical, além de preservar a tradição das bandas de música. Seu fundador e primeiro regente foi o Maestro Paulino Martins Alves e a sua primeira participação em desfiles foi em 07 de setembro de 1954, sendo que naquela época, a população a chamava de “Bandinha”, numa forma carinhosa de referir-se a um contingente de músicos bastante jovens.    Desde a sua fundação, tornou-se patrimônio cultural de Ponta Grossa e do Paraná, tendo recebido inúmeras e significativas homenagens pelo trabalho que vem executando, além de se destacar em 1º lugar em inúmeros concursos e festivais de Bandas de Música realizados em nosso Estado.  Também é responsável pela formação de centenas de músicos e maestros que hoje integram grandes orquestras e bandas civis e militares.  
Atualmente a Banda está sob a regência de Cassiano Vaz e direção de Jean Andrade.