Elizabeth recebe Bolsonaro em Ponta Grossa

por Assessoria

O presidente Jair Bolsonaro cumpriu agenda em Ponta Grossa nesta sexta-feira (5). A prefeita Elizabeth Schmidt recepcionou o presidente, que veio acompanhado do ministro da Cidadania, João Inácio Ribeiro Roma, e do secretário nacional de Saneamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Pedro Maranhão, além de parlamentares, lideranças estaduais e regionais.
A prefeita Elizabeth deu as boas-vindas para o presidente da República e agradeceu recursos enviados para Ponta Grossa através do Governo Federal, destacando os R$ 35 milhões destinados ao Aeroporto Sant’ Anna, e também aproveitou o momento para fazer duas solicitações ao presidente.
Um dos pedidos feitos pela prefeita é pela análise das condições do Parque Nacional dos Campos Gerais, que ainda não tem plano de manejo nem foi desapropriado, como previa a lei. A prefeita defendeu um modelo que privilegie a manutenção integral das reservas naturais, sem a desapropriação das áreas, que custaria bilhões aos cofres da União. “Além disso, pedimos para o presidente a alteração de zonas de processamento de exportação para recebermos em Ponta Grossa novas indústrias com foco no comercio exterior. Desta forma, teremos mais liberdade para produzir e também para vender. Sabemos da sensibilidade e visão do presidente Bolsonaro para apoiar os setores produtivos”, disse a prefeita, que agradeceu a deputada federal Aline Sleutjes por viabilizar a vinda do presidente à cidade.
Bolsonaro discorreu sobre diversos assuntos, como a sua viagem para a Itália para o G20, sobre grandes obras em execução no Brasil, sobre a legislação ambiental, a crise energética, entre outros temas em âmbito nacional. O presidente comentou também sobre a federalização de mais de 3,5 mil quilômetros de estradas do Paraná. “Isso envolverá R$ 44 bilhões de investimentos em sete anos, a construção de 10 contornos e 1.780 quilômetros em duplicações”, anuncia o presidente da República.
Entre as autoridades que participaram do evento, o secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Marinho Soares, os deputados federais Aline Sleutjes, Ricardo Barros, Pedro Lupion, Filipe Barros, Sérgio Souza, Evandro Roman e Fernando Giacobo.

Maltaria
No evento, o presidente, a prefeita e os representantes das cooperativas descerraram a pedra fundamental da Maltaria Campos Gerais, que trará investimentos de R$ 3 bilhões através das cooperativas Capal, Lapa, Agrária, Castrolanda, Frísia e Coopagrícola, e que vai gerar mais de 3 mil empregos diretos e indiretos na cidade. O evento ainda lançou o Programa AÇO, realizado pela Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) em parceria com a Prefeitura, que fará a qualificação e a geração de oportunidade de emprego para militares temporários, quando entram para a reserva.

Saneamento
Durante sua visita a Ponta Grossa, o Governo Federal entregou oficialmente obras de ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município, que vão atender aos bairros de Uvaranas, Maria Otília e Los Angeles, além de garantir regularidade na distribuição de água tratada para toda a população de Ponta Grossa. As obras receberam investimentos de R$ 51,8 milhões, sendo R$ 46,6 milhões em financiamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por meio do Programa Avançar Cidades – Saneamento, e R$ 5,2 milhões em contrapartidas.
O empreendimento é formado por oito estações elevatórias, 103,3 km de redes/adutoras e dois reservatórios com capacidade para 5 mil m³ de água cada. Além da ampliação do sistema de abastecimento de água, foram realizadas instalações elétricas, projeto de urbanização e infraestrutura para travessia para a população.