PG recebe evento do FNDE para orientação sobre uso de recursos

Por Rodrigo K.

Cerca de 80 municípios foram representados no evento, que recebeu o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e equipe técnica do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Ponta Grossa sediou nesta quinta (04) o evento ‘Atendimento aos prefeitos do Paraná’, realizado pelo Ministério da Educação para a orientação e esclarecimento de dúvidas de técnicos das prefeituras municipais do Paraná a respeito do uso dos recursos públicos disponibilizados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Cerca de 80 municípios convidados participaram.

O evento, realizado no Centro de Convenções do Avivamento, contou com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, do diretor de Ações Educacionais do FNDE, Garigham Amarante, do diretor presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional, Marcelo Pimentel Bueno, da chefe do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Luciana Aquiles Sleutjes, do presidente da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (AMCESPAR), Edemétrio Benato Junior e da deputada federal Aline Sleutjes, além da prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.

A ideia principal do encontro foi permitir que representantes dos municípios tivessem a oportunidade para tirar dúvidas a respeito do uso de recursos do FNDE e maneiras de acessar verbas públicas destinadas para a Educação, conversando diretamente com técnicos do MEC.

A prefeita Elizabeth Schmidt avaliou positivamente o encontro. “Foi muito importante, porque tivemos técnicos que atenderam individualmente as cidades, mostrando como realizar cadastros, como realizar os projetos e ter acesso aos recursos disponíveis”. Ela destacou que a cidade abrirá, no início de 2022, 700 novas vagas para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, em parte graças a recursos do Fundo. “Isso demonstra que a nossa equipe da Secretaria Municipal de Educação está trabalhando fortemente, com todo o conhecimento necessário para acessar esses recursos e utilizá-los de maneira adequada”, observou a prefeita.

A deputada Aline Sleutjes destacou que o encontro possibilita maior proximidade entre o Ministério da Educação e os gestores públicos. “Precisamos de momentos como o de hoje, trazendo Brasília para os municípios, porque é nos municípios que as coisas acontecem”, avaliou a deputada.

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, destacou a observância necessária em relação ao uso correto dos recursos públicos e a necessidade da devida prestação de contas, além de chamar a atenção para o papel dos educadores neste momento. “No pós-pandemia, os protagonistas serão os professores, as escolas e os profissionais de Educação”, discursou Ribeiro.