Prefeitura finaliza preparativos para Dia de Finados nos cemitérios municipais

Por Mariana Galvão Noronha

Estimativa do Departamento Funerário para esta data é de que até 100 mil pessoas visitem os 21 cemitérios municipais

A Prefeitura de Ponta Grossa, através do Departamento de Serviço Funerário e Cemitérios (DSFC), da Secretaria de Meio Ambiente, está finalizando os preparativos nos 21 cemitérios municipais para o Dia de Finados, nesta terça-feira (02). Os cemitérios estão recebendo manutenção nas estruturas, nova pintura, limpeza do descarte de resíduos e corte de grama. São sete cemitérios na área urbana e 14 cemitérios no perímetro rural, que devem ao todo receber 100 mil visitantes neste feriado.

A expectativa de público é maior para o cemitério Santo Antônio, onde há maior número de túmulos. Os cemitérios funcionarão das 8h às 17h nesta terça (02), contando com equipes do Departamento Funerário na entrada para orientar sobre a localização dos túmulos aos familiares. A Prefeitura disponibilizará álcool em gel para higienização das mãos nos locais de maior público, demais medidas seguem o que determina o decreto municipal vigente, nº 19.577/2021.

Ambulantes
De acordo com o Departamento de Urbanismo, da Prefeitura de Ponta Grossa, como em todos os anos, cada ambulante tem seu lugar para fixar a barraca de venda nos arredores dos cemitérios. A permissão vale apenas para o Dia de Finados e não tem horário mínimo nem máximo para comercialização. O vendedor ambulante que não tiver a documentação em mãos da autorização dada pela Prefeitura, será solicitado que imediatamente encerre as atividades de venda.

Transporte público
A frota das linhas de ônibus de Ponta Grossa atenderá com itinerário de domingo e feriado durante o Dia de Finados. Todos os usuários pagam meia passagem durante o Dia de Finados, seja em dinheiro ou cartão de bilhetagem.

Serviço 02/11/2021
Funcionamento dos 21 cemitérios municipais: 8h às 17h
Ambulantes com autorização podem comercializar o dia todo
Transporte público: itinerário de domingo/feriado, com meia passagem