Inscrições de anteprojeto do Mercado Municipal encerram dia 13

por Edson Gil

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional encerra no dia 13 de outubro as inscrições para o concurso de anteprojeto arquitetônico do Mercadão Municipal. Os inscritos concorrerão a prêmios que somam R$ 35 mil e o anteprojeto vencedor será base para o edital de concessão de exploração econômica do novo Mercado Municipal, que ficará responsável pela construção da edificação.
O edital prevê que a licitação acontecerá na modalidade de concurso, do tipo melhor técnica, para a confecção do anteprojeto arquitetônico do Mercado Municipal José Hoffmann, através de processo de concessão de direito de exploração para a construção do novo Mercado Municipal Prefeito José Hoffmann.
Pode se inscrever no Concurso, profissionais diplomados, legalmente habilitados e devidamente cadastrados perante o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/BR) ou o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
José Loureiro Neto, secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) explica que o anteprojeto arquitetônico deve contemplar até cinco pavimentos. Segundo ele, a área de estacionamento poderá ser executada em dois pavimentos, com 250 vagas para carros, 30 para motos e 30 para bicicletas. Já a área de comercialização e área de entretenimento poderá ter de dois a três pavimentos. “No edital do projeto, está prevista uma área comercial com 180 espaços, praça de alimentação com no mínimo de 14 espaços entre lanchonetes e restaurantes, bem como uma área de entretenimento, com um centro de convenções”, disse Loureiro.
Loureiro salienta que os dois melhores projetos inscritos no concurso receberão prêmios em dinheiro. Para o 1º lugar o prêmio será de R$ 25 mil, enquanto para o 2º lugar será de R$ 10 mil. Porém, Loureiro comenta que o maior prêmio é ter no portfólio um projeto que será um ícone da cidade de Ponta Grossa. “A licitação para o projeto de execução acontecerá após confecção de outro edital, baseado no anteprojeto vencedor deste concurso. Por isso, o projeto vencedor entrará para a história da cidade”, finaliza o secretário.
O edital pode ser encontrado no site da Prefeitura de Ponta Grossa, na opção Portal da transparência, Licitações, Concursos e Concurso 02/2021. As consultas relativas ao Concurso deverão ser encaminhadas por meio eletrônico e-mail: smicqp@pontagrossa.pr.gov.br ou entregues na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional - 4º Andar da Avenida Visconde de Taunay, Tel. (42) 3220-1000 ramal 1473 das 12hs às 17hs - Prefeitura Municipal de Ponta Grossa/PR, durante o período definido no cronograma.