Conselho Municipal realiza blitz de conscientização sobre a pessoa idosa

por Edson Gil

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Ponta Grossa (CMDPI),  vinculado na Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais, em parceria com o Projeto NATIVIDADE da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), realizou na última quinta-feira (30), uma blitz de sensibilização ao Dia Internacional da Pessoa Idosa que é comemorado no dia 1 de outubro.
Durante a ação, conselheiros do CMDPI e acadêmicos do Projeto entregaram informativos com alguns direitos previstos em lei, redes de atendimento da Pessoa Idosa em nosso município, canais de denúncias e exemplares do Estatuto do Idoso. Mais de 2 mil panfletos foram entregues, das 9h às 16 horas, nas proximidades do Parque Ambiental, Terminal Central e Calçadão da Rua Coronel Cláudio.
Entre as orientações está a isenção de IPTU para a pessoa idosa para imóveis com até 140 metros quadrados, pela Lei Municipal 6.857/2001, como também benefícios garantidos pelo Estatuto do Idoso, como a gratuidade para o transporte coletivo para pessoas acima de 65 anos; vagas de estacionamento específicas para este público; meia entrada para atividades culturais; a obrigatoriedade de acompanhante quando internado ou em observação em hospitais; o assento preferencial, entre outros benefícios.
A secretária Simone Kaminski comenta que a ação do CMDPI e do Projeto NATIVIDADE é de grande importância, pois leva cidadania, através da informação, não apenas para os idosos abordados, mas para seus familiares. “Muitos idosos deixam de utilizar de seus direitos por não terem conhecimento. O Dia Internacional da Pessoa Idosa é uma data emblemática por levar a nossa reflexão sobre este público, mas também do próprio idoso no contexto social”, finaliza Simone.