DEMA realiza trabalho de conscientização do transporte de resíduos

Dando seqüência ao trabalho de conscientização dos transportadores e geradores de resíduos em Ponta Grossa, Paulo Eduardo Barros, diretor do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, realizou ontem (2), no Centro de Educação Ambiental, uma reunião com a participação de empresários, representantes da Ponta Grossa Ambiental e da Organização Não Governamental Planeta Azul.Segundo Paulo Eduardo, o objetivo destes encontros é orientar as empresas que atuam no setor para a necessidade de seguir a legislação, que obriga a destinação dos resíduos para a usina de reciclagem da Paraná Ambiental, localizada no Distrito Industrial, sendo proibido o despejo em terrenos baldios e beiras de estrada. “Cerca de 70% dos resíduos transportados são oriundos da construção civil, o que justifica a preocupação com este segmento. Mas outros setores também estão sujeitos à fiscalização e orientação.”Além dos transportadores, também os geradores são objeto desta fiscalização e orientação, pois o Código de Postura do Município determina que a eles cabe a responsabilidade pelo destino final de resíduos sólidos. “A Prefeitura está criando mecanismos para identificar a procedência dos resíduos, inclusive com a numeração das caçambas, que hoje são identificadas apenas com o nome da empresa. A partir daí, será facilitado o rastreamento das cargas, inclusive no caso de despejo em locais inadequados”, destaca Paulo Eduardo.Além da construção civil, a usina da Paraná Ambiental também está se adequando para receber madeiras e material resultante de podas. O que não pode ser transportado pelas caçambas é o lixo doméstico, que deve ser separado antes de ser conduzido à usina de reciclagem. A empresa, inclusive, deverá passar a cobrar taxas adicionais dos geradores, para fazer o selecionamento dos materiais.Concluindo, Paulo Eduardo afirma que as reuniões de conscientização continuarão acontecendo, assim como a autuação dos infratores. “Estamos abertos ao diálogo e aceitamos sugestões. Mas não podemos deixar de cumprir a lei.”