SMCSP inicia atividades do Projeto Bem Viver

por Josué Teixeira

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), iniciou, nesta quinta-feira (30), as atividades do projeto Bem Viver. A iniciativa conta com o apoio da  Secretaria Municipal de Esportes (SMESP) e instituições parceiras e prevê a realização de ações destinadas à saúde física e mental de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM).
“É muito importante a promoção de projetos como este, pois permite que nossos agentes tenham acesso a ferramentas e ao devido acompanhamento com vistas à melhoria da saúde de forma global”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt, que esteve na base da GCM para acompanhar o início dos trabalhos.
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, a avaliação física é o primeiro passo para que os guardas civis municipais sejam incluídos no projeto. “Nesta primeira fase, os agentes da Guarda Civil Municipal estão passando por avaliações físicas promovidas pelo curso de nutrição da UniCesumar, uma das nossas parceiras no projeto. A partir dessa etapa, será dado prosseguimento a outras ações visando a melhoria da saúde dos agentes, incluindo a realização de atividades esportivas e acompanhamento constante pelas equipes parceiras”, explica  a secretária Tânia Sviercoski.
Segundo a diretora do Departamento de Cidadania da SMCSP, Keila Rocha, mais de 30 agentes  já passaram pelo processo de avaliação. A expectativa é de que o número seja ampliado no decorrer das próximas semanas. “O início dessas atividades durante o mês de setembro, onde o foco das ações municipais é a saúde mental, é emblemático. Isso porque, a  intenção do Projeto Bem Viver é promover não só a melhoria da saúde física, mas também a saúde mental dos nossos agentes, que estão submetidos diariamente a situações de grande stress e que precisam ter um suporte maior na manutenção e fortalecimento da sua qualidade de vida”, finaliza.