Congresso de Educação segue até esta terça com atividades online

Evento realizado pela Prefeitura ouve especialistas em Educação para apoiar os profissionais do município frente aos novos desafios da área
 
O oitavo Congresso de Educação de Ponta Grossa, que começou na última quarta-feira (08), segue com diversas atividades online, totalmente gratuitas e de acesso livre, até esta terça-feira (14). O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Profissionais do município e região estão discutindo resultados e estratégias de ação para o momento vivido pela área, sob o tema ‘Os desafios da escola e o renascer da educação para um novo tempo’.
 
A programação segue até esta terça-feira (14) com a realização de novas palestras de especialistas na área, mediadas por professores da rede municipal de ensino. Para esta terça e quarta estão previstos ainda debates sobre Competências emocionais, avaliação, violência doméstica contra crianças e adolescentes, além de reflexões sobre o processo de alfabetização e leitura.
 
A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que a formação de professores é uma política permanente no município, desde 2013. “Mais uma vez a educação de Ponta Grossa se reinventa. Está sendo uma grande oportunidade para discutir todos esses desafios que estão sendo enfrentados e também os próximos. Nossos professores estão buscando soluções criativas e que superem as expectativas da sociedade, atendendo as principais demandas de nossos alunos”, observa.
 
Conforme a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o congresso está sendo de grande relevância para que os profissionais avaliem o período recente e projetem a sua atuação para os próximos desafios. “São discussões extremamente ricas e relevantes para o nosso dia a dia da Educação. Os congressos sempre tiveram um papel essencial na evolução do nosso pensamento enquanto profissionais e no incentivo à criação de soluções criativas e inovadoras. No contexto da pandemia, ele tem um peso muito relevante para a nossa rede e para todos que estão participando”, comenta Simone.
 
A Universidade Estadual de Ponta Grossa está prestando um apoio decisivo para a transmissão das atividades, por meio do seu Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), ampliando também, com sua rede, a divulgação e acesso ao evento. “A pandemia não faz com que a gente pare quando temos vontade de construir coisas novas, de transformar a nossa sociedade e de continuar discutindo Educação”, observa o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto.
 
Acesso livre

Todas as palestras são ao vivo pela plataforma de livre acesso do Youtube, por meio dos canais do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (youtube.com/uepgnutead) e do Núcleo de Formação, Avaliação e Tecnologia Educacional dos Profissionais da Educação da SME (youtube.com/nufatpontagrossa). Todos os conteúdos permanecem à disposição para acesso e consulta. A participação com vistas à certificação, no entanto, deve ser realizada até este dia 14 (terça-feira).
 
Programação:

Dia 13/09 (noite):
19 horas
Prof. Dr. Celso Vasconcellos
Avaliação como renascimento: Contribuições da epistemologia dialética
 
Dia 14/09:
13h30
Simone Sanson e Silva
O ambiente educativo na proteção de crianças diante da violência doméstica
 
19 horas
Prof Dra Esméria de Lourdes Saveli
Por uma pedagogia do letramento: Reflexões sobre a alfabetização e a leitura na escola