Prefeitura vai modernizar iluminação pública de PG através de PPP

Por Mariana Galvão Noronha

Caixa Econômica Federal será o órgão organizador do leilão do parque de iluminação de Ponta Grossa para modernização dos mais de 46 mil postes

A Prefeitura de Ponta Grossa deu hoje o primeiro passo para modernizar o parque de iluminação pública do município, através de contrato firmado com a Caixa Econômica Federal para estruturação de Projeto de Concessão do Sistema de Iluminação Pública, na modalidade Parceria Público-Privada (PPP). Dessa forma, após leiloada, a iluminação pública da cidade receberá investimentos do setor privado para modernização, com conversão para LED, além da extensão de rede, contemplando áreas hoje deficientes de iluminação e zonas rurais.

“A assinatura deste contrato é o primeiro grande presente para a cidade pelos seus 198 anos. Para que a administração pública realize essa modernização, o investimento é muito grande. A PPP nos permite fazer a curto prazo a modernização de toda a cidade, sendo que hoje nós temos somente 2,5% dos pontos de iluminação públicos em LED. Com este investimento que estamos buscando junto ao setor privado, garantimos não apenas a modernização, mas também a inclusão de pessoas, o comércio e o lazer no bairro com mais segurança. Além disso, com o contrato firmado hoje, garantimos a realização deste leilão com o apoio técnico e organização pela CEF”, aponta a prefeita, Elizabeth Schmidt.

A realização de PPP para o segmento da iluminação pública tem sido a alternativa para diversos municípios brasileiros, que com o apoio técnico de estruturadores profissionais dos projetos, como a Caixa Econômica, tem conquistado um avanço no desenvolvimento urbano e qualidade de vida para a população. “ Este modelo de parceria para a iluminação pública, no qual não existe endividamento do Município, é um modelo utilizado por diversas administrações e internacionalmente para fazer investimentos públicos. No caso de Ponta Grossa, o Município entrou em um edital dois anos atrás, atendeu a todas as condições e foi um dos priorizados pelo Fundo de Estruturação de Parcerias, gerido pela CEF. Com o contrato de hoje, estamos iniciando esse processo de modelagem da parceria e logo teremos a materialização de investimentos e benefícios para toda a população”, explica Leonardo Sobreira, coordenador de filial da gerência executiva de Governo da Caixa Econômica.

A assinatura do contrato com a Caixa Econômica foi acompanhada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Daniel Milla. “Quando Ponta Grossa iniciou essa modernização com a implementação do LED em algumas vias, a população pediu para que se estendesse por toda a cidade. E através dessa PPP a prefeita Elizabeth estará transformando este anseio da população em realidade, garantindo um sistema de iluminação mais moderno e econômico em todas as regiões da cidade”, destaca Milla.

Parque de iluminação pública

O parque de iluminação pública de Ponta Grossa conta hoje com mais de 46 mil pontos, dos quais cerca de 2,5% são com lâmpadas de LED. “Através da PPP, poderemos ampliar a oferta do serviço, com um investimento no curto prazo, modernizando toda a iluminação pública e atendendo a demanda reprimida, e uma manutenção a longo prazo, que representará uma importante economia aos cofres públicos, considerando que a modernização pode representar redução no consumo e na fatura de energia pública superior a 50%”, avalia o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

A modernização da iluminação pública também é um projeto do Vale dos Trilhos, no eixo de democratização tecnológica e inclusão digital, representando a consolidação de Ponta Grossa como cidade inteligente, pois com a modernização da iluminação por LED, vêm outras tecnologias que colocarão o município em posição inovadora no estado e no Brasil.

“É inovadora pela modernidade, mas também por ampliar o acesso, estendendo a rede para localidades ainda com iluminação deficiente. Além disso, existem outros diversos aspectos inovadores, como as tecnologias que vêm acopladas a essa modernização do parque, como a possibilidade de monitoramento de segurança por câmeras, monitoramento do trânsito e até mesmo telegestão, de forma que o próprio sistema nos informa quando há necessidade de trocas de lâmpadas ou manutenção. A partir de hoje começa a contagem regressiva para que a gente tenha a empresa ganhadora que vai ter o controle do nosso parque de iluminação e vai trazer essa modernização”, destaca a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani.

A assinatura do contrato foi acompanhada ainda pelo vice-prefeito, Capitão Saulo, o secretário de Governo, Sebastião Mainardes, e a chefe de gabinete, Cliciane Garczarek.