Prefeitura coordena Operação Ferro Velho para coibir furto de metais

Por Mariana Galvão Noronha

Operação foi realizada em ação conjunta com equipes da Secretaria da Fazenda, Guarda Municipal, Receita Estadual, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros

Com o propósito de intensificar a fiscalização em estabelecimentos que realizam a compra e venda de materiais como alumínio, ferro e metal, a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria da Fazenda e Guarda Municipal, em conjunto com a Receita Estadual, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, deflagrou a Operação Ferro Velho. Através de uma ação ordenada em estabelecimentos já denunciados ou visados como possíveis compradores de materiais furtados, a ação visa coibir os furtos de fiação de cobre e peças metálicas patrimônio público.

A Operação Ferro Velho ocorreu nesta segunda (13), das 8h às 13 horas, vistoriando 33 estabelecimentos e aplicando 35 autos de infração, por diferentes irregularidades (alguns estabelecimentos receberam mais de um auto). Foi realizada a apreensão de 50 quilos de fiação de cobre e uma pessoa foi encaminhada à 13ª Subdivisão Policial por suspeita de receptação de material. Com o objetivo de intensificar a fiscalização nesses estabelecimentos, esta deve ser apenas a primeira Operação Ferro Velho.

“Do início deste ano para cá, identificamos um aumento significativo de furto e vandalismo na fiação da iluminação pública e patrimônio público, como os monumentos históricos da cidade. Esse material está sendo vendido em algum lugar e com a fiscalização queremos inibir essa prática. Com a ação conjunta com todos estes órgãos, conseguimos uma atuação mais efetiva e cada um fiscalizando em sua competência. Dessa forma, todos os estabelecimentos vistoriados hoje foram verificados sobre a documentação junto ao Corpo de Bombeiros, emissão de alvará, apresentação de inscrição estadual, apresentação de nota fiscal de compra e venda de materiais, entre outros. Com o apoio das forças de segurança, também já ficamos preparados para situações em que haja necessidade de apreensão e encaminhamento à 13ª SDP”, detalha o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.

Anualmente, a Prefeitura dispõe de dois mil metros de cabo de cobre para manutenção e reposição na iluminação pública. Em 2021, todo este estoque foi usado pela Afepon em apenas três meses. Também neste período, a Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) registrou 16 ocorrências de furto e 12 de dano ao patrimônio público, de acordo com os atendimentos realizados pela Guarda Civil Municipal (GCM).

De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, o Município vem intensificando as medidas de combate a furtos e vandalismo, sendo essencial a integração dos esforços entre os órgãos para inibir tais práticas. "Temos acompanhado e promovido diversas ações no decorrer do ano visando identificar suspeitos e coibir essa prática criminosa que tanto transtorno traz para a comunidade. Além da intensificação das medidas preventivas por parte da Guarda Civil Municipal, a realização de operações integradas envolvendo diversos órgãos fortalece o combate das ações de furto e vandalismo, dificultando a atividade desses criminosos", aponta.

Operação Ferro Velho
- 33 estabelecimentos vistoriados