Saúde Mental: Prefeitura lança projeto ‘Bem Viver’ destinado a agentes da GCM

por Josué Teixeira

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP) e da Secretaria de Esportes (SMESP), realizou, na sexta-feira (10), o lançamento do projeto ‘Bem Viver’, iniciativa de promoção de ações voltadas à saúde mental de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). A cerimônia contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, do vice-prefeito Capitão Saulo e dos secretários municipais Tânia Sviercoski (SMCSP) e Marco Raasch (SMESP), além da comandante da GCM, Maribel Krum,  representantes de instituições parceiras e guardas civis municipais.
Durante o evento, a prefeita Elizabeth Schmidt destacou a importância do projeto e seu impacto na saúde dos gcm´s.
“Nossa Guarda Civil Municipal tem desempenhado um trabalho excepcional na manutenção da segurança pública da cidade. O bem-estar e a saúde dos nossos agentes de segurança pública é um compromisso  que temos e tenho certeza que esse projeto trará um impacto positivo muito significativo na vida desses agentes, melhorando a qualidade de vida de todos”, destaca.
Segundo a secretária de Cidadania e Segurança, Tânia Sviercoski, o projeto propõe uma abordagem multidisciplinar e tem como principal intuito fortalecer o suporte à saúde dos agentes. “Nosso objetivo é fornecer ferramentas para que nossos guardas municipais possam tratar da saúde de forma global através da prática de atividades físicas e principalmente o acompanhamento psicológico constante”, declara.
De acordo com o  secretário de Esportes, Marco Raasch, a pasta irá disponibilizar para a GCM a estrutura do ginásio Jamal Farjallah Bazzi. “No local, poderão ser praticadas  aulas de artes marciais pelos guardas, atividade que, além de proporcionar melhora da saúde física, também contribui para a melhoria da saúde mental dos agentes”, aponta.
Ainda sobre o projeto, a diretora do Departamento de Cidadania da SMCSP e coordenadora do projeto, Keila Garcia Rocha, explica que as ações serão desenvolvidas de forma integrada entre instituições e contará com a colaboração dos próprios agentes da GCM. “Felizmente temos tido uma grande adesão tanto das instituições como dos guardas civis municipais, sendo que alguns deles, inclusive, participarão oferecendo aulas de artes marciais aos outros agentes. Dessa forma, conseguimos criar uma integração ainda maior entre as equipes e fortalecer tanto o lado físico quanto mental dos guardas”, finaliza.