Programa Feira Verde é referência para o município de Apucarana

Por Assessoria

A Prefeitura de Ponta Grossa recebeu nesta semana a visita de uma comitiva da Prefeitura de Apucarana para conhecer o Programa Feira Verde, referência no Paraná na troca de materiais recicláveis ou pneus em desuso por alimentos, e a Associação dos Catadores de Material Reciclável de Oficinas (Acamaro), responsáveis pelos processos desenvolvidos com os materiais recicláveis recebidos pelo Programa.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente, André Pitela, a comitiva de Apucarana veio para Ponta Grossa em anos anteriores para conhecer a construção do Projeto, e nesta semana os representantes vieram acompanhar todo o processo logístico do Feira Verde. “O acompanhamento em campo começou no Mercado da Família de Oficinas, onde é feito o abastecimento do caminhão do Feira Verde. Em seguida, fomos para os pontos de troca nos bairros, e por último levamos a comitiva para o ponto final da ação para a entrega dos materiais recicláveis na Associação dos Catadores de Material Reciclável de Oficinas”, explica.

De acordo com o Secretário  de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, a visita da comitiva de Apucarana traz motivação para continuar com esse trabalho. “O sentimento é de motivação ao ver que o nosso programa de segurança alimentar tem se tornado referência para outras cidades. Estamos de portas abertas para que outros municípios venham conhecer os programas sociais da Prefeitura de Ponta Grossa, e para a troca de experiências e conhecimentos técnicos”, conclui o secretário.

Programa Feira Verde

O Programa Feira Verde foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) para garantir alimentos de qualidade para a população, fonte de renda para os recicladores das quatro associações de Ponta Grossa, além da destinação correta para resíduos recicláveis.

Essa semana houve a divulgação do novo calendário do segundo semestre de 2021, com 21 novos pontos de troca. Com quatro quilos de material reciclável, ou pneus sem utilidade, é possível trocar por um quilo de alimento ou a um crédito de bilhetagem para o transporte público. Cada pneu equivale a um bilhete de transporte público.

Quem esteve presente

O Secretário de Meio Ambiente André Pitela;  o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa; e a Diretora de Gestão Ambiental,  Débora Carvalho; Secretário Municipal de Agricultura Gerson José Santino Canuto;  Engenheiro Agrônomo, André Maller; Técnico em Agropecuária, Luís de Faveri; Secretário Municipal De Meio Ambiente Gentil Pereira De Souza Filho; Vereador Rodrigo Liévori; Interventor da Cooperativa dos Catadores, Antônio Roberto Nogueira; a Superintendente da Secretaria de Assistência Social, Eliana de Lourdes Lima Rocha; a Coordenadora do Projeto das Hortas Comunitárias, Maura Aparecida Fernandes de Oliveira; e a Assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social, Ana Maria Schmidt.