PG participa de ação entre Agências do Trabalhador do PR para obtenção de recursos federais

por Edson Gil

Na última semana, representantes da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa estiveram em Londrina, em reunião com o secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda da Prefeitura de Londrina, Gustavo Santos. O encontro discutiu sobre a situação das Agências SINE municipalizadas e como desdobramento uma ação conjunta das cidades de Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Curitiba para buscarem recursos financeiros do Fundo de Amparo ao Trabalhador, em Brasília.
De acordo com coordenador de Administração da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Nilton Bahls Gomes, que foi acompanhado pela representante da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, Jane D'Eleuterio, a reunião foi produtiva o SINE Ponta Grossa e Londrina estão alinhados para a elaboração de um documento assinado pelos prefeitos e secretários de cada município.  “Estas agências são conveniadas diretamente ao Ministério da Economia e até a presente data não receberam nenhum dos recursos prometidos há muitos anos, transferindo o ônus financeiro para as administrações municipais”, explica Gomes, que lembra que o último recurso recebido por Ponta Grossa do FAT foi em 2015.
Jane comenta que na ocasião esteve também presente a deputada federal Luisa Canziani, que se prontificou em acompanhar a comitiva que irá para Brasília. “A deputada foi muito solicita, se colocando à disposição para alinhar a agenda com os técnicos e o ministro que logo será anunciado para a nova Pasta do Trabalho e Previdência Social, a ser anunciada nos próximos dias pelo Governo Federal”, disse a representante da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa.
O secretário José Loureiro Neto aponta que é de grande importância esta união entre as principais cidades do Paraná, que são municipalizadas, para obterem recursos para as Agências do Trabalhador. “Precisamos estudar, com o governo Federal, maneiras de aumentarmos investimentos nas Agências para potencializarmos nossos serviços e ao mesmo tempo, reduzirmos os custos do Município. Juntas, as Agências ficam fortalecidas para reivindicarem uma maior atenção do governo”, finaliza Loureiro.