Óleo de cozinha usado será convertido em energia na Usina Termoelétrica

Por Mariana Galvão Noronha

Descarte pode ser feito em ponto de coleta na Secretaria de Meio Ambiente ou no mesmo dia e horário da coleta regular de resíduos porta a porta

Com o início das operações da Usina Termelétrica a Biogás Municipal no último mês, o óleo de cozinha usado gerado em Ponta Grossa também pode ser convertido em energia elétrica. Para isso, a Secretaria de Meio Ambiente instalou um ponto de coleta fixo na sede da secretaria e adaptou os caminhões de coleta de resíduos para que os coletores também recolham este material juntamente com o descarte de orgânicos. Para descartar o óleo de cozinha usado corretamente, é preciso apenas despejar o líquido em uma garrafa pet e deixar junto com os demais resíduos no dia e horário que o caminhão costuma passar na sua região ou levar no ponto fixo na SMMA.

“Como o óleo de cozinha é um resíduo bastante potente para conversão em energia, queremos garantir que a população consiga realizar esse descarte com facilidade: seja através da coleta de resíduos porta a porta ou trazendo no ponto fixo. Já estamos trabalhando com uma coleta seletiva de orgânicos para destinação exclusiva para a Usina, com uso do caminhão elétrico. Neste primeiro momento, esta coleta está sendo realizada com 75 grandes geradores de orgânicos, que produzem mais de 100 litros de resíduo por dia”, explica o secretário de Meio Ambiente, Andre Pitela.

O secretário também explica que existem outros coletores de óleo de cozinha usados em diferentes pontos da cidade, mas trata-se de uma iniciativa de empresa privada para conversão do óleo em sabão. Para que a destinação seja feita para a Usina Termoelétrica, o descarte precisa ser realizado no ponto fixo ou com o caminhão da coleta de orgânicos.

Como descartar óleo de cozinha usado?

1. Depois de finalizar o preparo dos alimentos, aguarde o óleo de cozinha esfriar completamente;

2. Armazene o líquido em uma garrafa pet. Você pode usar o mesmo pet para despejar o óleo gerado em vários preparos de comida diferentes;

3. Confira o dia em que o caminhão da coleta passa na sua casa. Na região central, o caminhão passa diariamente. Nos bairros, a coleta é alternada entre segunda, quarta e sexta ou terça, quinta e sábado;

4. Coloque as garrafas pet com o óleo de cozinha usado junto com os demais resíduos que serão descartados, mas fora de sacos ou sacolas, para que os coletores possam identificar esse material;

5. Você também pode juntar as garrafas e levar até o ponto fixo na sede da SMMA  na região central - Rua Sete de Setembro, 276;

6. Pronto, agora o óleo usado da sua cozinha já irá para a Usina Termoelétrica Municipal para se transformar em energia.