Turismo: Parque Naturais retomam atividades na próxima semana

por Josué Teixeira

A Prefeitura de Ponta Grossa autorizou, na manhã de hoje (10), a retomada das atividades dos Parques Naturais a partir da próxima segunda-feira (12). A medida engloba parques públicos e privados que possuem, conforme decreto, “alvará de localização ativo, licenças ambientais e inscrição no CADASTUR” e exige a observação de todos os protocolos de prevenção relacionados ao Coronavírus.
De acordo com o secretário de Turismo (Setur), Paulo Stachowiak, a liberação dos locais é uma conquista de extrema importância para o setor e para a cidade e só foi possível devido ao resultado positivo das medidas empreendidas pelo Município no intuito de diminuir os casos de Coronavírus.
Trabalhamos de forma assídua junto com a prefeita Elizabeth Schimdt e toda a equipe da Prefeitura para que fosse possível essa retomada, que tem  sua importância devido ao movimento que o Turismo causa e que detém. Esse movimento vai fazer com que as pessoas, em locais com protocolos seguros, possam desfrutar de atividades ao ar livre em alguns de nossos atrativos turísticos e também contribuir para a manutenção da estrutura e dos empregos nesses locais”, destaca.
Ainda sobre a reabertura, o secretário ressalta que a ela é exclusiva para os locais que atendem os pré-requisitos previstos em decreto. Ele também conta que a Setur realizará ações para que o maior número possível de parques se adequem às exigências e possam retomar as atividades. “A autorização é exclusiva para os parques que, entre outras exigências, estão dentro do Cadastur, dentro do Selo de Turismo Responsável, como, por exemplo, o Parque de Vila Velha e o Buraco do Padre.  Nosso objetivo é seguir ampliando o número de parques aptos a receberem o público com todas as medidas de segurança para que o turismo siga sendo um dos setores de destaque de Ponta Grossa e região. Por isso, de segunda-feira em diante nós vamos, com a equipe da secretaria, visitar outros parques que ainda não tem os pré-requisitos para reabertura e ofereceremos suporte e incentivo para que se adequem e possam voltar às atividades”, finaliza Stachowiak.  .