Nota de Pesar – Fernando Durante

É com profundo pesar que a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura lamenta o falecimento de seu ex-presidente, Fernando Durante, vítima da covid-19. Seu legado será eterno para a Cultura de Ponta Grossa.
Criativo e apaixonado por cultura, Durante elaborou em 1973 o Festival de Teatro do Colégio de Aplicação (FETECA) e em 1980, o Festival Universitário da Canção (FUC). Enquanto diretor de Cultura da Prefeitura de Ponta Grossa, criou programas que garantiam a visibilidade de artistas locais com o ‘Sexta às Seis’ e o ‘Quarta Cultural’. Fernando Durante, esteve à frente da organização das três primeiras edições da München Fest.
Artista nato, Durante foi o único ponta-grossense a receber os prêmios de Melhor Ator (1978) e Melhor Espetáculo Infantil (1981) no Festival Nacional de Teatro Amador (Fenata), realizado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).
Atuou como membro da AMCG Cultura, representando a macrorregião dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Cultura do Paraná. Foi presidente da Fundação Municipal de Cultura, da FUNEPO/TV Educativa, do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural (COMPAC) e do Conselho Municipal de Política Cultural.
Durante foi produtor cultural, publicitário e apresentador de rádio e TV, sempre teve forte atuação na vida cultural ponta-grossense.
Sempre ativo, Durante deixa uma história de amor pela Cultura, pela Arte e por Ponta Grossa.
Deixa um legado significativo para a cidade, deixará muitas saudades para todos que conviveram com ele.