Salas Virtuais de Artes Visuais são lançadas pela Fundação de Cultura

por Edson Gil

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Fundação Municipal de Cultura lança na segunda-feira, dia 8 de março, salas de exposição virtuais, os dois espaços on-line serão utilizados para as artes visuais. Lenita Stark é a artista convidada com a mostra individual Retrato Mulher, em outra exposição, 15 artistas plásticas mulheres apresentam seus trabalhos. Estas mostras super femininas acontecem em homenagem ao mês das Mulheres.
De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, as Sala Digital Lúcio Ribeiro e Sala Digital João Pilarski são pedidos antigos da comunidade artística e receberão todos os meses exposições de pinturas, desenhos, esculturas e fotografias de artistas locais e externos. “O objetivo é promover a integração da população com as artes visuais, garantindo um acesso mais amplo e seguro durante a pandemia. Fiquei muito contente de as primeiras exposições prestigiarem artistas e o universo feminino”, avalia Elizabeth.
Segundo com o presidente da Fundação de Cultura, Alberto Portugal, a exposição ‘Elas por Elas’ a ser recebida na Sala Digital João Pilarski é coletiva, contando com a participação de 15 artistas plásticas mulheres, que apresentam suas produções em diversas técnicas. “Já na sala Lúcio Ribeiro, a artista convidada é Lenita Stark com a mostra individual ‘Retrato Mulher’, que expressa mulheres fortes, de fibra, com histórias de determinação”, ressalta o presidente da Fundação que salienta que duas mostras têm curadoria de Mariangela Digiovanni.
A Fundação de Cultura acredita que a iniciativa será benéfica para o setor de artes visuais devido as medidas de distanciamento social geradas pela pandemia, mas também para a população que terá acesso a esta produção artística sem precisar sair de casa. “Acredito que é uma forma de oferecer uma nova possibilidade aos artistas de Ponta Grossa, dando suporte às exposições de artes visuais, e aproximando a produção local da comunidade em um momento tão difícil”, finaliza Portugal.
Ambas as exposições seguem disponíveis até o dia 10 de abril no portal da Fundação de Cultura https://cultura.pontagrossa.pr.gov.br/exposicoes/ .