VANDALISMO: Unidade de Saúde fica sem sistema após furto de fios de cobre

Por Rafisa Ramos

- Em dois meses, três estruturas de saúde foram prejudicadas com vandalismo -

Na manhã de hoje (23) mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS) foi prejudicada pela ação de vândalos. Desta vez, os pacientes atendidos na UBS Ambrósio Bricailo, tiveram suas consultas parcialmente remanejadas, pois os fios de cobre foram furtados do local, fazendo com que a rede de energia ficasse sem funcionamento. Do início do ano até agora já foram registrados três situações semelhantes, uma no Parque dos Sabiás, outra em Uvaranas e agora no Bonsucesso.

As equipes da UBS atendem cerca de 6.500 pessoas na região. “Hoje tivemos que fazer atendimento manual no período da manhã, sem registro no sistema, o que nos dá um trabalho dobrado para colocar em dia. As equipes de desdobraram para atender os pacientes e não desmarcar consultas. O vandalismo traz prejuízo para a Prefeitura, mas os que mais se prejudicam com essa situação é a própria comunidade”, destaca o coordenador da Atenção Primária, Thiago Bueno.
A Fundação Municipal de Saúde investe cerca de R$ 300 mil por ano para consertar estruturas vandalizadas e repor materiais furtados.

Patrulhamento realizado em espaços públicos

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), conta com o trabalho da Guarda Civil Municipal que realiza patrulhamentos constantes e inclui prédios públicos e praças no itinerário diário das equipes. Além disso, sempre que verificada alguma situação suspeita, os agentes procedem com a abordagem de suspeitos e os devidos encaminhamentos.

O trabalho é feito diariamente, porém o Governo necessita da colaboração da comunidade, contribuindo para a prevenção de atos criminosos e a identificação de seus autores denunciando toda e qualquer ação suspeita através do 153 da Guarda Civil Municipal.