AME regional terá sede em Ponta Grossa

O Ambulatório Médico de Especialidades que atenderá toda a região dos Campos Gerais será instalado em Ponta Grossa. A conquista foi confirmada durante reunião nesta quarta-feira, na sede da Secretaria de Estado da Saúde, entre a prefeita Elizabeth Schmidt, o secretário de Saúde Beto Preto, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, o líder do governo na Assembléia Legislativa, Hussein Bakri, e o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, entre outras autoridades. “É uma conquista superlativa”, registrou a prefeita logo após o encontro, em que participaram ainda o superintendente da Casa Civil do governo do Estado, André Martins; o secretário de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco e o chefe da 3ª Regional de Saúde, Robson Xavier. Durante o encontro, foram discutidas tratativas  do que é o projeto AME para a região  dos Campos Gerais.

A prefeita Elizabeth Schmidt comemorou a conquista: “a oferta de serviços de medicina especializada, e o atendimento a tantos que esperam consultas com especialistas em Ponta Grossa foi um compromisso que assumimos com o povo de Ponta Grossa, e estamos começando a ver sua concretização. Esse encontro com os secretários Beto Preto e Sandro Alex, o apoio da Casa Civil e do nosso deputado Hussein, além das parcerias ótimas que mantemos com a UEPG, foi extremamente positivo. Hoje certamente é um dia histórico não só para Ponta Grossa, mas para todos os municípios dos Campos Gerais, com esse importante equipamento”.

Para o secretário Sandro Alex, ”é mais um avanço na saúde dos Campos Gerais. Tivemos já Hospital da Criança uma grande parceria, com o prefeito Marcelo Rangel e o governador Ratinho Júnior, o governo do Estado e a cidade de Ponta Grossa. Seguimos com os investimentos no Hospital Universitário que foram, sem dúvida, importantíssimos para essa cobertura regional”. E agora, completa o secretário de Infraestrutura e Logística, “a concretização dos ambulatórios de especialidades na cidade de Ponta Grossa, nesse grande diálogo que tem agora a prefeita Elizabeth Schmidt junto ao governador Ratinho Júnior e que representa na verdade os municípios de toda a região”. Segundo Sandro, é um marco significativo: “não tenho dúvida de que assim como tivemos a concretização dos avanços no HU e também no Hospital da Criança, vamos ter com o AME em Ponta Grossa um avanço muito grande nas especialidades, nessa demanda que é crescente na nossa região e que agora será atendida de forma mais ágil”.

Líder do governo e representante de Ponta Grossa na Assembléia, o deputado Hussein Bakri também celebrou a conquista: “avanços na área médica, alcançando uma região tão importante quanto os Campos Gerais, são essenciais. Esta pandemia nos mostrou a importância de investimentos inteligentes em saúde, e essa iniciativa do AME regional em Ponta Grossa, uma ação conjunta do governo Ratinho Júnior, da prefeita Elizabeth Schmidt e da UEPG, é uma excelente resposta”.

O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, ressaltou também que com a implantação do AME na região, por parte da universidade, ficará aberta a possibilidade da oferta de novas vagas em residências profissionais – não apenas médicas, mas alcançando diversos outros serviços de saúde. “A Universidade Estadual de Ponta Grossa se sente muito honrada de fazer parte dessa discussão para a implantação do AME regional, porque é um reconhecimento da importância do papel regional que a cidade tem na área hospitalar”, avalia o reitor, para quem essa conquista “também demonstra uma iniciativa política, tanto da prefeitura quanto da Regional de Saúde, quanto da Universidade, no sentido de dotar a cidade e a região de uma estrutura de atendimento de especialidades com maior amplitude e maior eficiência”.

Já para o secretário de Saúde do município, Rodrigo Manjabosco, esse projeto, que é de grande importância para os Campos Gerais, trará o Ambulatório Médico de Especialidades que vai ofertar 15.000 consultas mensais para a região, possibilitando a agilidade dos atendimentos com especialistas, e impactando positivamente nas filas de espera por essas consultas. Ainda de acordo com Manjabosco, a parceria entre a Prefeitura de Ponta Grossa, a Secretaria de Estado da Saúde e a Universidade Estadual de Ponta Grossa, a exemplo do que acontece no Hospital Universitário Materno-Infantil (Hospital da Criança), que trouxe reflexos positivos para mães e bebês, vai também aumentar significativamente o atendimento especializado em pediatria.