Censo revela dados de mais de 970 agentes culturais em Ponta Grossa

Ao longo dos últimos nove meses, a Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa realizou um grande Censo Cultural na cidade, reunindo dados e informações de artistas, técnicos, produtores, empreendedores culturais, professores, orientadores, estudantes, pesquisadores, comunicadores, arteterapeutas, musicoterapeutas, gestores e servidores públicos. Ao todo, 979 agentes culturais responderam ao formulário online, mais que o dobro da meta inicial, que era de 450 participantes.
     Agora, a Fundação divulgou os resultados compilados da pesquisa, com elementos fundamentais para compreender de forma embasada o setor cultural na cidade. Entre os dados, o Censo mostra que há na cidade 731 artistas, além de outras categorias. Revela também que há 443 agentes ligados à Música, 228 às Artes Visuais, 143 ao Teatro, 122 ao Audiovisual, 116 à Dança, 111 às Culturas Populares, 67 à Literatura, 52 ao Patrimônio Cultural e 30 ao Circo (o formulário permitia o preenchimento de mais de uma área por pessoa).
     A maior concentração de agentes culturais é em Uvaranas (213), seguido do Centro (120), Jardim Carvalho (93), Oficinas (85) e Contorno (79). Os autodidatas prevalecem (442 agentes), porém, 12,8% dos respondentes possuem pós-graduação na área.
     Em relação à renda, 245 agentes possuem renda global individual de até R$ 1.039,00 (1 salário mínimo), 231 de até R$ 2.078,00 (2 salários), 149 de até R$ 3.117,00 (3 salários), R$ 51 de até R$ 4.156,00 (4 salários), 39 de até R$ 5.195,00 (5 salários) e 62 acima de 5 salários, além de 201 dizerem não possuir renda. Dos que responderam possuir renda, 273 deles tem 100% da renda proveniente da atividade cultural.
     Do total de respondentes, 805 agentes culturais não participam de nenhum sindicato, associação ou entidade e 76% não possuem pessoa jurídica ou mesmo MEI, o que mostra a carência de formalização no setor cultural na cidade. Os dados detalhados e outras informações estão disponíveis para consulta no site cultura.pontagrossa.pr.gov.br/censo-cultural.
     “O Censo Cultural apresenta informações muito importantes sobre o setor em Ponta Grossa e poderá ser destrinchado em futuras pesquisas acadêmicas a partir do cruzamento de dados. É um legado desta gestão, que deixará para o futuro uma ferramenta para orientar a tomada de decisões dos gestores públicos e conselhos municipais, além de oferecer um sistema rápido de consulta sobre os agentes culturais em atuação na cidade”, destaca o diretor do Departamento de Cultura, Eduardo Godoy.

Sistema de informações
     Com suporte do Departamento de Informática da Prefeitura, foi criado um sistema para divulgação dos dados de contato e minicurrículo dos agentes culturais (que autorizaram a divulgação no momento de preenchimento do Censo). A ferramenta permite a busca pelo nome do artista ou por filtros de segmento, subsegmento, categoria e bairro. “Esse sistema irá facilitar o contato com os artistas, criando oportunidades e conexões. Com este lançamento, completamos todos os itens previstos no Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais”, afirma Godoy.