SAÚDE: PG zera fila de espera de ultrassonografia obstétrica e mamária

Por Rafisa Ramos

- Exame é realizado em gestantes que realizam o pré-natal nas Unidade Básicas de Saúde (UBS) -

Ponta Grossa acompanha, em média, quatro mil gestantes por ano nos serviços de saúde municipal. O primeiro atendimento é realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde inicia o pré-natal com a realização de consultas e exames. No mês de dezembro, a Fundação Municipal de Saúde (FMS), agendou todos os exames de ultrassonografia obstétrica e mamária, zerando a fila de espera.

“O ultrassom mais importante na gestação é o realizado no primeiro trimestre, até 12 semanas. Nele é possível determinar a idade gestacional mais aproximada, entre outras características da mãe e do bebê. Já a ultrassonografia mamária é solicitada como exame complementar a mamografia, que é o principal exame no diagnóstico precoce do câncer de mama ”, destaca a enfermeira, Adriana Alves.

De acordo com o protocolo municipal, cada gestante, classificada como risco habitual, deve realizar dois exames de ultrassom durante a gestação (o primeiro até 12 semanas é o segundo entre 24 e 28 semanas), estes são solicitados através do sistema de regulação e quando está marcada a data a própria equipe da UBS entra em contato com a gestante. Além do ultrassom as pacientes realizam exames laboratoriais, consultas com os médicos, enfermeiros e dentista, desde o primeiro mês até o final da gestação.

“Além dos procedimentos citados, nas UBS nós fazemos exames para escutar o batimento do coração da criança, medimos o crescimento da barriga da gestante e aferimos a pressão e o peso. Realizamos tratamento e prevenção de doenças bucais e execução dos testes rápidos de hepatite B/C, HIV e Sífilis”, completa Adriana.

Cada gestante conta com uma consulta por mês até as 32 semanas, quinzenal até as 38 semanas e semanal até a 41 semana. Todos contam com uma UBS de referência, de preferência a mais próxima da sua residência.