Comissão de transição realiza primeira reunião de trabalho

Por Mariana Galvão Noronha

Representantes da atual gestão apresentaram um diagnóstico resumido da situação do Município; outros encontros serão realizados

A comissão de transição de governo, instituída pelo  decreto 18.100/20, publicado na edição de 11 de dezembro do Diário Oficial, teve na tarde de hoje (14) a primeira reunião de trabalho, com representantes da atual gestão e membros indicados pela prefeita eleita Elizabeth Schmidt. A reunião foi presidida pelo secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski e contou com a presença da prefeita eleita no momento da abertura dos trabalhos.

Na discussão, os representantes da gestão atual informaram que já foi solicitado e está em fase final de elaboração um diagnóstico das secretarias, autarquias, fundações e economias mistas com relação a dívidas de curto e longo prazo; posição dos parcelamentos e dívida fundada; obras em execução que terão continuidade em 2021; situação de contratos em andamento; levantamento patrimonial atualizado; licitações em andamento.

Na sequência, foi tratado sobre temas que terão impacto nos primeiros seis meses da nova gestão, como necessidade de implantação de novas medidas para enfrentamento à Covid-19; logística de imunização contra a Covid-19; necessidade de reforma administrativa; consórcios intermunicipais; futuro do Mercado Municipal.

O último tópico tratou de sugestões de medidas a serem aplicadas por decreto já no início da nova gestão, como redução de despesa com cargos em comissão; levantamento das despesas projetadas para 2021 para possíveis readequações; plano de contenção de despesas para todas as secretarias, autarquias, fundações e economias mistas.

“A primeira reunião é um momento de nivelar as informações, alinhando o diagnóstico da atual gestão, com as propostas de governo para o próximo mandato. Vamos trabalhar com o cenário atual, apresentar o que entendemos que serão os primeiros desafios e também sugerir que medidas serão importantes de serem implementadas já nos primeiros dias. Foi uma primeira reunião proveitosa e já temos um novo encontro agendado”, avalia o presidente da comissão, Cláudio Grokoviski.

A próxima reunião ficou agendada para dia 18 de dezembro, às 14 horas. Fazem parte da comissão Cláudio Grokoviski (Secretário Municipal da Fazenda); Lauro Rodrigues Costa Neto (Controlador Geral do Município); João Paulo Vieira Deschk (Procurador Geral do Município); Marcus Fabrizio Busato (Secretário Municipal de Governo); Gustavo Schemim da Matta; José Elizeu Chociai; e Henrique Palermo do Vale.