Agência do Trabalhador retorna atendimentos presenciais para intermediação de vagas

Por Andressa Zaffalon
 
A partir de quinta-feira (30) as pessoas poderão comparecer a Agência para atendimentos via agendamento, das 8h às 14h
 
A partir desta quinta-feira (30), a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa voltará a atender presencialmente a população para a intermediação da mão de obra. Esses atendimentos estavam suspensos desde 19 de março para evitar a propagação do novo coronavírus, mas com a reabertura de forma escalonada do comércio, a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) decidiu retomar os serviços direto com o público.

Apesar do retorno, a forma de atendimento será diferenciada do modo como era realizado antes da pandemia da Covid-19. Isso porque a equipe da Agência do Trabalhador controlará o fluxo de pessoas, evitará a formação de filas, que presumem concentração de pessoas, e os atendimentos serão feitos via agendamento. “O serviço será feito com base na organização. As pessoas receberão encaminhamentos para retornar em um horário agendado a fim de evitar uma aglomeração desnecessária. Não há necessidade de chegar cedo e amanhecer na fila“, diz o diretor da Agência, John Elvis.

Para o secretário da SMICPQ, José Loureiro, a retomada dos atendimentos presenciais para a intermediação de vagas atende a uma demanda da população atualmente, levando em conta a necessidade de contratações das empresas e também dos desempregados que precisam se reinserir no mercado de trabalho. “Nesta semana comemoramos o Dia do Trabalhador, então nada melhor do que visar a oportunidade de trabalho para essas pessoas que necessitam, em especial nesse período de crise”, sustenta o secretário.

Mesmo com os atendimentos para a intermediação da mão de obra suspensos presencialmente desde março, a Agência do Trabalhador continuou funcionando para atender as solicitações do seguro-desemprego e da captação de vagas, de forma agendada, desde o dia 6 de abril. Os cidadãos também tinham a opção de consultar o serviço através do site Emprega Brasil e do aplicativo Carteira de Trabalho Digital. As vagas de emprego e as candidaturas também podiam ser acessadas pelo aplicativo Sine Fácil.

Independente da possibilidade dos atendimentos presenciais, a SMICPQ orienta a população, que tem acesso à internet, a continuar procurando as vagas digitalmente, para diminuir o risco de filas. “Nós vamos testar este modelo, mas se a população não colaborar e comparecer em massa na Agência nós teremos que suspender novamente os atendimentos, porque não podemos expor essas pessoas ao risco”, diz John Elvis.

O agendamento para a intermediação da mão de obra pode ser realizado pelo telefone 3220-1070 ou de forma presencial. A Agência atenderá das 8h às 14h. É necessário que as pessoas utilizem máscaras ao adentrar a instituição.