Agência do Trabalhador passa a emitir apenas Carteira de Trabalho digital a partir de segunda (16)

Por Gustavo Ban
 
Mudança é uma solicitação do Ministério da Economia e vale para todo o país
 
 
A partir da próxima segunda-feira (16), a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa passará a realizar apenas a versão digital da Carteira do Trabalho e Previdência Social (CTPS). A substituição é uma solicitação do Ministério da Economia, que lançou o documento digital com o objetivo de modernizar o acesso às informações profissionais do trabalhador.

De acordo com o diretor da Agência do Trabalhador, Jhon Elvis Ramalho, a recomendação da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná era de que as versões físicas da CTPS fossem produzidas até o dia 20/03, ou enquanto houvesse estoque de papel específico da carteira física. “A partir de hoje (13), já não temos mais material, e iniciamos na semana que vem a realização apenas no formato digital. O funcionamento para solicitar o documento será o mesmo, mas de forma mais ágil. Nossa equipe já está treinada para auxiliar a todos que venham até a Agência em busca da CTPS Digital”, explicou. Na última terça-feira (10), todos os funcionários do órgão passaram por treinamento para o atendimento à população.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), José Loureiro, reforça que a CTPS é documento obrigatório para toda pessoa que presta algum tipo de serviço na indústria, agricultura, pecuária ou de fins domésticos. “Além disso, na versão digital os solicitantes não precisam aguardar a confecção do documento, já que o usuário passa a ter acesso à CTPS no mesmo dia, com todas as informações necessárias para conquistar um emprego”, explicou.