Procon Ponta Grossa divulga ranking de empresas com maior número de reclamações em 2019

por Josué Teixeira

Aumento em relação aos registros de 2018 é de 21%. Telefonia e Serviços Financeiros seguem como setores com maior número de reclamações dos consumidores

O Procon da Prefeitura de Ponta Grossa, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), divulgou, nesta quarta-feira (11), o ranking das empresas com maior número de registros junto ao órgão em 2019. A lista completa está disponível no site da Prefeitura Municipal.
De acordo com o levantamento, foram 12833 reclamações em 2019, um aumento de aproximadamente 21% no volume de atendimentos realizados pelo Procon em relação ao ano anterior. Telefonia e Serviços Financeiros seguem como setores com maior número de reclamações dos consumidores.
“Essa é uma importante ferramenta disponível para que o consumidor possa analisar com antecedência a reputação dos fornecedores e decidir qual empresa contratar”, aponta o coordenador do Procon Ponta Grossa, Leonardo Werlang. Ele também explica que a divulgação do ranking é um dispositivo previsto na legislação e reúne reclamações feitas pela população. “A formalização da reclamação é o primeiro passo para que o Procon possa agir e buscar a resolução dos conflitos junto às instituições. Também é um importante instrumento na construção de políticas públicas de defesa do consumidor. Nos casos onde não há acordo entre consumidor e fornecedor, a reclamação é transformada em processo administrativo, com a realização de audiência de conciliação na presença das partes. Caso ainda não haja solução o processo é remetido para análise do departamento jurídico, podendo culminar na aplicação de sanção caso seja confirmada a infração a dispositivos do Código de Defesa do Consumidor”, completa Werlang.

Mais de 90% das demandas atendidas pelo Procon PG são resolvidas
Mesmo diante de um aumento considerável na demanda de atendimentos, o Procon Ponta Grossa segue com um índice de mais de 90% de casos resolvidos. “Esse é um dado muito importante, pois demonstra que a atuação do Procon tem sido eficiente não só na tarefa de proteger o consumidor, mas também na absorção da demanda, e na solução de conflitos”, destaca o coordenador do Procon, Leonardo Werlang.

atendimentos_procon.pdf - publicado por imprensa em 11/03/2020 - 18:10:22