Prefeitura promove lançamento oficial Münchenfest

por Josué Teixeira

Evento contou com a presença do prefeito Marcelo Rangel, da vice-prefeita Elizabeth Schmidt, do secretário de Turismo Edgar Hampf, além de diversas autoridades, candidatas a rainha e majestades da festa, representantes da imprensa local,  regional e do trade turístico da cidade.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e em parceria com a Cervejaria Strasburger, promoveu na noite de ontem (03) o lançamento oficial da 30ª edição da Münchenfest. O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Rangel, da vice-prefeita Elizabeth Schmidt, do secretário de Turismo Edgar Hampf, além de diversas autoridades, candidatas a rainha e majestades da festa, representantes da imprensa local,  regional e do trade turístico da cidade.
Durante a cerimônia de lançamento, o prefeito Marcelo Rangel destacou a importância da festa para o município. “A Münchenfest faz parte da história e da tradição de Ponta Grossa e hoje temos uma cidade ainda mais preparada para promover uma festa que vai bater todos os recordes, com muita gastronomia alemã, música e tradição. Todo esse preparo, toda essa história acaba atraindo pessoas de diversas regiões do Paraná, promovendo o nome da nossa cidade e fortalecendo ainda mais este grande evento ”, declara.
De acordo com o secretário de Turismo, Edgar Hampf, a edição desta Münchenfest terá ainda mais opções de pratos típicos, jogos tradicionais e música alemã. “Nós ampliamos o cardápio deste ano, com muito mais opções de pratos e ingredientes típicos. Além disso, teremos o Concurso da Rainha, jogos durante todos os dias de festa, e duas bandas de música alemã, que garantirão a animação a alegria do evento”, ressalta Hampf.
Para a vice-prefeita Elizabeth Schmidt, a festa deste ano trará ainda mais público, contribuindo para fomentar toda a cadeia produtiva do turismo e do comércio da cidade. “Tenho certeza que teremos uma festa ainda maior neste ano e que irá contribuir para o aquecimento de toda a cadeia produtiva que envolve o turismo, o comércio e as festa de Natal”, diz.
Filho de Jan Strasburger, um dos fundadores da festa,  Florian Strasburger aponta a ligação entre a família e a tradição cervejeira de Ponta Grossa como um dos grandes motivos para a recuperação da receita original do chope escuro Munique para o evento deste ano. “A história da família Strasburger se confunde com a história cervejeira da cidade. Meu pai foi mestre cervejeiro em Ponta Grossa,  criou raízes aqui e nós também criamos. Temos muito orgulho disso e faremos parte da Münchenfest deste ano com a receita original do chope escuro Munique Extra, que foi criado para a primeira edição da festa”, finaliza Florian.

Münchenfest

A 30ª edição da Münchenfest acontece entre os dias 05 e 08 de dezembro, no Parque Ambiental. O evento é promovido pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo e conta com diversas atrações típicas, Concurso da Rainha,  bebidas e pratos alemães, além da participação de duas bandas que se alternarão no palco.
Entre os pratos que serão oferecidos aos participantes da Munchen estão clássicos como Eisbein (joelho de porco), Frikadellen (bolinho de carne com molho típico) e Appfelstrudel. E também pratos novos como o cheese-eisbein, torta alemã, sanduíche de pernil e waffles.

Chope Munique Extra

O Chope Strasburger Munique Extra é a grande estrela da Münchenfest da cervejaria. O estilo da bebida é muito popular em toda Baviera, na Alemanha. De cor cobre profundo a marrom escuro, frequentemente com um tom vermelho ou granada; essa é a principal referência da bebida. Seu sabor ressalta o malte europeu de qualidade e o amargor na medida através de lúpulo especial da região de Hallertau.

.