EDUCAÇÃO: Alunos fazem maquetes para construir a ‘Praça dos Sonhos’

Escola Municipal Prefeito José Bonifácio Guimarães Vilela desenvolve concurso de maquetes para apresentar à Prefeitura e servir de proposta para melhoria de praça no Parque Nossa Senhora das Graças

A Escola Municipal Prefeito José Bonifácio Guimarães Vilela, no Parque Nossa Senhora das Graças, uniu os alunos e realizou um concurso de maquetes intitulado “A Praça dos Sonhos”. A ideia surgiu no início do ano letivo, com o questionamento das crianças a respeito de uma praça vizinha à escola, que poderia receber melhorias. As ideias apresentadas nas maquetes, então, trouxeram as mais variadas propostas, desde quadras de esportes até pequenos lagos.

Tudo começou quando a professora Jacqueline Gutoch realizou uma atividade de redação, ensinando as crianças a escreverem um e-mail sugerindo melhorias para a comunidade. Diante dos comentários dos alunos, que relataram que o local possuía pouco uso e que tinha potencial para ser uma praça bonita e divertida, a professora propôs escrever um e-mail à Prefeitura. A resposta veio do próprio prefeito Marcelo Rangel, que acatou a ideia e sugeriu a realização de um concurso de maquetes. Em poucas semanas, mais de 45 foram entregues. “As crianças amaram todo o processo”, contou Jacqueline.

Durante o período do concurso os alunos aprenderam o que é uma maquete, para que serve e como se faz uma. O diferencial do trabalho foi a união familiar das crianças para realizar a construção da maquete. Para as crianças o trabalho manual foi a parte mais divertida. Natália, do 2º ano, abraçou a causa. A sua maquete traz um simpático playground. “Eu quis participar porque aqui não tem nenhum parquinho no nosso bairro”, disse a aluna, que levou em consideração as lógicas de inclusão e qualidade de vida.

Com a entrega das ideias, 16 maquetes foram selecionadas e participarão de uma nova seleção. As três mais bem avaliadas serão apresentadas à prefeitura, que poderá utilizar as propostas para a transformação do local, realizando o sonho das crianças.