100 escolas confirmam presença nos 24º JEM

A marca de 100 escolas inscritas nos 24º Jogos Estudantis Municipais (JEM) foi comemorada pelo secretário Carlos Roberto Ferreira, dos Esportes e Recreação do Município), que vê neste número a confirmação do crescimento da competição promovida anualmente pela Prefeitura Municipal e que engloba todas as séries do ensino de primeiro e segundo graus de Ponta Grossa. “Em 2006 tivemos a participação de 89, em 2007 foram 90 e agora chegamos à marca de 100 escolas e 9.566 atletas participantes, abrangendo instituições das redes municipal, estadual e federal, além das escolas particulares”, destaca Ferreira.Um dos idealizadores dos JEM, em 1985, ainda como diretor do então Departamento de Esportes e Recreação Orientada (DERO) da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Ferreira acompanhou o crescimento da competição, que não se limita aos tradicionais eventos desportivos, abrigando também a maratona intelectual e os concursos culturais, que nesta vigésima quarta edição têm a inclusão da dança. “A meta é a integração de toda a comunidade estudantil pontagrossense, que começa pela gincana do alimento, realizada em conjunto com o Serviço de Obras Sociais (SOS), realizada tradicionalmente na sexta-feira que antecede o desfile de abertura”, completa o secretário.No cronograma dos 24º JEM, o próximo evento é o Congresso Técnico, para o sorteio das chaves e o esclarecimento de possíveis dúvidas dos representantes de escolas em relação ao regulamento, e que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 21, a partir das 14 horas, no Cine-Teatro Ópera.O desfile de abertura, com a participação de delegações de todas as escolas inscritas, está previsto para o dia 31, às 15h30 minutos, no Ginásio de Esportes Oscar Pereira.Com a participação de crianças a partir de 8 anos e jovens com no máximo 17 anos, os 24º JEM serão desenvolvidos nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, ciclismo, natação, tênis de mesa, tênis de campo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação e taekwondô, assim como a maratona intelectual e os concursos de performances teatrais, interpretação poética, desenho, interpretação musical e dança.