Inscrições dos 24º JEM deverão ser confirmadas até terça-feira

A Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) está confirmando o período de realização dos 24º Jogos Estudantis Municipais (JEM), que serão desenvolvidos entre os dias 30 deste mês de maio e 8 de junho, com a participação de alunos de todas séries de primeiro e segundo graus das escolas públicas e particulares de Ponta Grossa. As inscrições serão encerradas na próxima terça-feira, dia 13, com o congresso técnico acontecendo no dia 24 e o desfile de abertura programado para o dia 30, com uma grande festa no Ginásio de Esportes Oscar Pereira.A principal novidade é a introdução da dança entre os eventos culturais, que representam uma atração à parte na competição. O secretário Carlos Roberto Ferreira explica: “A principal motivação na realização dos JEM é a integração da comunidade estudantil pontagrossense. Assim, desde a primeira edição, em 1985, além das tradicionais modalidades esportivas, nós introduzimos concursos culturais e a maratona intelectual. A interpretação musical, por exemplo, sempre fecha a programação dos JEM, com um grande espetáculo proporcionado pelos nossos jovens talentos. A dança é uma novidade interessante, que certamente vai repetir o sucesso da poesia e da interpretação teatral, que foram introduzidas nos últimos três anos, assim como foi retomada a maratona intelectual e o concurso de desenhos.”Para ressaltar a importância dos JEM, o secretário destaca que a preparação para uma edição começa no dia seguinte ao encerramento da anterior, com reuniões constantes da equipe de coordenação com os coordenadores de modalidades, assim como a realização de seminários com as escolas participantes. “Tudo é levado em conta. Nós buscamos uma constante atualização da competição, introduzindo novas modalidades e aperfeiçoando o regulamento”, completa Ferreira.Responsável pela coordenação técnica dos JEM, o professor Carlos Henrique Pedroso informa que foram mantidos os cinco grupamentos, com a participação de crianças a partir de 8 anos até jovens com no máximo 17 anos. A exemplo do que aconteceu nas últimas edições, todo o processo de inscrição é informatizado, com o regulamento e as fichas de inscrição ficando à disposição dos representantes das escolas na internet, através do site www.pontagrossa.pr.gov.br/jem2008.Serão realizados torneios nas seguintes modalidades: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, ciclismo, natação, tênis de mesa, tênis de campo, ginástica rítmica, judô, karatê, natação e taekwondô, assim como a maratona intelectual e os concursos de performances teatrais, interpretação poética, desenho, interpretação musical e dança.