Prefeitura e Sociedade Rural realizam abertura oficial da 40ª Efapi

Por Ana Bitencourt Maravieski

Evento acontecerá até domingo (16) no Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger

Na manhã desta quinta-feira (13) a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA), e a Sociedade Rural dos Campos Gerais realizaram a abertura oficial da 40ª Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Ponta Grossa (Efapi). A solenidade aconteceu no Centro de Treinamento e Capacitação do Produtor Rural, localizado no Centro Agropecuário Municipal Ayrton Berger. A Efapi ocorrerá até domingo (16) e já é considerada um marco entre as Feiras por reunir um número expressivo de animais expostos.

“Estamos em uma semana muito especial para Ponta Grossa, neste sábado a nossa cidade completa 195 anos e nada melhor do que presentear a população com um evento tão completo como a Efapi, que contempla setores tão importantes para o desenvolvimento, como agronomia, pecuária, indústria e tecnologia. Além disso, a 40ª Efapi supera as outras Feiras do Paraná pelo número de animais expostos, e é o último evento do ano no calendário agropecuário do Estado”, relatou o Prefeito Marcelo Rangel.

O secretário da SMAPA, Ivonei Afonso Vieira, deseja boas-vindas aos que prestigiaram a solenidade e convida a todos para visitarem a Exposição. “Sinto muito orgulho em poder dizer que junto à Sociedade Rural conseguimos organizar a Efapi em cerca de 45 dias. Mesmo com o tempo escasso conseguimos reunir mais de 500 animais, entre equinos, ovinos, bovinos e muares. A Feira ainda conta com um espaço amplo e equipado com Praça de Alimentação, Parque de Diversões, estandes de lojas e empresas, além das competições equestres e leilões”, comentou Vieira.

Estiveram presentes as autoridades do executivo municipal: secretário de Administração e Recursos Humanos, Ricardo Linhares, de Governo, Maurício Silva, de Saúde, Angela Pompeu e de Serviços Públicos, Márcio Ferreira. Já do legislativo municipal estiveram os vereadores Mingo Menezes, Celso Cieslak, Rudolf Polaco. Entre outros representantes de instituições e a comunidade em geral.

40ª Efapi

Segundo o presidente da Sociedade Rural dos Campos Gerais, Edilson Gorte, a expectativa de público é grande. “Sabemos que durante a sexta-feira, o sábado e domingo haverá um grande público na Exposição. Acreditamos que cerca de 180 mil pessoas passem visitar e aproveitar as atividades programadas para a Feira. São mais de 60 estandes de empresas, food truks, entre outros. Além disso, temos a estimativa de que com os leilões e os negócios realizados na Feira, mais de R$ 2 milhões em capital girem durante o final de semana”, afirmou Gorte.

CONAITEC

Durante a solenidade de abertura daª Efapi também aconteceu o lançamento do Congresso Agropecuário, Industrial e Tecnológico do Paraná (CONAITEC). O evento reúne profissionais da área para apresentação de palestras, seminários e trabalhos. Os inscritos que expuserem seus resumos serão avaliados e ainda concorrem ao prêmio Carlos Luciano Santana Vargas – ex-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e homenageado escolhido para nomear a premiação. O Congresso será realizado até amanhã (14).