Fundo Municipal de Cultura garante saraus literários nos bairros de Ponta Grossa

Por: Luana Caroline Nascimento
     Dez bairros e distritos de Ponta Grossa estão recebendo o projeto Sarau do Tijolo, aprovado para integrar o Circuito de Cultura Periférica Cooperativa Cultural. A próxima região alcançada será Uvaranas, nesta quinta-feira, 6, a partir das 19h30, no Bar da Tia (próximo à entrada principal do campus da UEPG). Em seguida, o sarau será no Bar do Pelé (em Guaragi), no feriado do dia 15 de setembro, às 14h. A participação é gratuita e tem o objetivo de compartilhar momentos de leitura e interação poética com os moradores de cada localidade.
     O edital que financia esta circulação do Sarau do Tijolo foi lançado com recursos do Fundo Municipal de Cultura, depositado pela Prefeitura de Ponta Grossa e gerenciado pela Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural. Ao todo foram aprovados sete projetos nas áreas de literatura, maracatu, teatro, percussão, samba e hip hop, que totalizarão 70 ações em bairros e distritos. O investimento no Fundo Municipal de Cultura deste ano será de R$ 262 mil. “Com a descentralização dos editais, iremos alcançar grande parte da cidade com ações culturais. Isto é um fato inédito, pois serão mais de 180 atividades até o final deste ano, incluindo apresentações de música, teatro, dança, exposições, oficinas e exibições de documentários, principalmente em comunidades periféricas e distritos”, conta o diretor do departamento de Cultura da Fundação Municipal de Cultura, Eduardo Godoy.
     Criado em 2017 no bairro de Olarias, por Ben-Hur Demeneck, o Sarau do Tijolo é um encontro cultural de trocas de experiências por meio da literatura. Dentro da circulação pelo edital, o sarau teve sua primeira edição no dia 30 de agosto, na Associação Avante Fantasma (AAFA), no bairro de Oficinas, em clima de celebração pelo sucesso do Operário Ferroviário.