MÜNCHENFEST: Abertas inscrições para qualificação em gastronomia alemã

Já estão abertas as inscrições para o curso de qualificação em gastronomia alemã, promovido em parceria entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). As inscrições podem ser feitas no Departamento de Qualificação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP), a partir das 12 horas. São apenas 20 vagas, informa o presidente da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur), Edgar Hampf, que solicitou esse curso à SMICQP: “queremos com isso oferecer uma oportunidade de qualificação para preparar os pratos da culinária alemã que serão oferecidos durante a Münchenfest 2018”, explica o presidente.

Este ano, a München abre um novo capítulo na sua história: “recomeçamos tudo. Abandonamos o cardápio de shows nacionais e abrimos um cardápio de gastronomia típica alemã. Oferecemos diversão e oportunidade de conhecimento e vivência da cultura alemã para as famílias. E tudo isso em excelente companhia, num período também novo: de 15 a 18 de novembro”, resume.

A qualificação em Gastronomia Alemã é parte da estratégia de construção de novas oportunidades de renda e trabalho no setor de alimentação e turismo, por isso é requisito para os interessados em participar da praça gastronômica da München 2018. “Tivemos excelente acolhida por parte do secretário Paulo Carbonare, nessa parceria entre sua Secretaria e a Fundação de Turismo, além da disposição e da competência da diretora de Qualificação, Kelyn Kris Gonçalves”, ressalva o presidente.

A expectativa da Fundação de Turismo é que as vinte vagas ofertadas pelo município sejam preenchidas rapidamente; “o curso de qualificação em Gastronomia Alemã, no entanto, pode ser contratado pelos interessados diretamente junto ao Senac, além da oferta que estamos fazendo”. Segundo edital publicado no Diário Oficial do Município, as 20 vagas serão preenchidas por ordem de chegada, ficando registrados os demais inscritos em lista de espera.

Além da Gastronomia Alemã, foco desse programa, o curso de qualificação tratará também de boas práticas na preparação de alimentos, também primordial para o desenvolvimento das atividades de produção e comercialização de alimentos: “preparar mão-de-obra e propiciar fontes de emprego e renda, induzindo novos negócios na área de turismo, esse é o nosso desafio”.

A expectativa do presidente da Fumtur é divulgar ainda esta semana o cardápio da Münchenfest 2018: “o mais rapidamente possível, após esse entendimento com o Senac, divulgaremos o cardápio. E, à medida em que nós aproximarmos da Festa, as demais atrações que teremos, sempre voltadas ao resgate da melhor tradição alemã”.