AGILIDADE: Prefeitura finaliza obras na pista do Aeroporto Sant’Ana

Por Millena Sartori

Melhorias foram entregues dez dias antes do prazo estipulado

Estão sendo finalizadas nesta segunda-feira (20) as obras na pista do Aeroporto Municipal Comandante Antonio Amilton Beraldo, mais conhecido por Aeroporto Sant’Ana (PGZ). Os serviços, que incluíram recape, drenagem e a aplicação de uma microtextura que deve melhorar a aderência dos pousos e decolagens, estavam previstos para se estenderem até o final deste mês, mas já na tarde de hoje estão sendo executados os acabamentos finais.

O superintendente do aeródromo, Victor Hugo de Oliveira, destaca que a antecipação das obras irá permitir mais melhorias estruturais no local. “Vamos aproveitar para realizar manutenções necessárias na rede de abastecimento de água. A tubulação será trocada pela Sanepar através dos reparos rotineiros feitos pela concessionária, e por isso não terá custos adicionais para a Prefeitura”, aponta Oliveira.

Ele destaca que, mesmo com a agilização dor serviços, o aeroporto só poderá autorizar voos a partir do dia 1º de setembro devido ao NOTAM emitido – sigla que do inglês significa aviso aos aeronavegantes -, informação oficial que é repassada previamente e consultada pelos pilotos, e diz respeito a dados sobre modificações de instalações, por exemplo. “Os voos comerciais da Azul retornam no dia dois, mas já a partir do dia primeiro de setembro os voos executivos e do aeroclube podem voltar a utilizar o aeroporto”, explica o superintendente, lembrando que durante o mês de agosto o PGZ só pode atender os serviços aeromédico e aeropolicial.

O secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonare, lembra que o investimento na pista foi de R$ 4,2 milhões, provenientes de emenda parlamentar. “Essa melhoria é mais uma medida que busca o incremento do nosso aeroporto e visa proporcionar mais segurança aos usuários do local, que só neste ano já movimentou mais de 23,5 mil passageiros”, ressalta Carbonare.