VANDALISMO: Unidade de Saúde da vila Hilgemberg tem atendimento suspenso após depredação

por Rafisa Ramos

Na manhã de hoje (15) os funcionários que chegaram para trabalhar na Unidade Básica de Saúde Félix Viana, da Vila Hilgemberg, se depararam com imagens de vandalismo e depredação da estrutura. Todos os computadores foram roubados, janelas entortadas, grades arrebentadas, paredes pichadas e corredores invadidos por defecação humana. Os atendimentos tiveram que ser suspensos, sem previsão de volta.
A UBS foi entregue para a população toda reformada em maio de 2017, foram investidos recursos municipais e federais na ordem de R$ 205 mil. A estrutura atende cerca de 4 mil pessoas com diversos serviços, das 8h às 17h, das vilas Hilgemberg e Cristina. “Ficamos extremamente entristecidos com esses fatos, sabemos o quão difícil é para reformar, ampliar e até mesmo construir novas estruturas de saúde, ai vem os marginais e fazem isso. Essas ações prejudicam a própria população, que neste caso ficará sem atendimento”, diz a secretária municipal da SMS, Angela Pompeu.
Esta foi a oitava UBS vandalizada apenas em 2018. A SMS investe cerca de R$ 300 mil por ano para consertar estragos e repor materiais roubados por vândalos.