Capacitação: Prefeitura viabiliza parceria com Senac para realização de cursos voltados à gastronomia alemã

Por Ana Bitencourt Maravieski
 
O intuito da parceria é atender a demanda da Münchenfest e até mesmo qualificar a gastronomia local para o preparo de comidas alemãs
 

Na manhã de hoje (13) o prefeito Marcelo Rangel assinou uma ordem de serviço que autoriza o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) a realizar o treinamento e capacitação de pessoas interessadas na gastronomia Alemã. O convênio foi realizado pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional (SMICQP) e da Fundação Municipal de Turismo (Fumtur). O contrato visa qualificar a gastronomia local para a participação da Münchenfest 2018 e até mesmo para o fluxo gastronômico na região.

Os cursos ofertados são de boas práticas na manipulação de alimentos, consultoria no segmento de hospitalidade e de culinária alemã. “Estamos fazendo uma coisa nova, é um risco que estamos tomando, mas eu estou muito entusiasmado para a München deste ano. A iniciativa é inédita, este é o primeiro contrato firmado que visa a capacitação para a realização de um evento público municipal”, comenta o prefeito Marcelo Rangel. 

A diretora de qualificação profissional da SMICQP, Kelyn Kris Gonçalves, foi uma das responsáveis pela viabilização do evento. “Hoje realizamos o anúncio destes cursos e já posso adiantar que em breve teremos qualificação em hotelaria e curso para garçons, sempre com o intuito de capacitar os munícipes e, assim, atrair o turismo para a nossa região”, relata Kelyn. Já para o secretário da pasta, Paulo Carbonare, a ordem de serviço trará um diferencial para o evento. “Isso demonstra a seriedade que queremos passar e, assim, realizarmos uma festa bem estruturada”, declara Carbonare.

Para a gerente executiva do Senac, Meri Terezinha Messias Teixeira, a iniciativa é gratificante já que a instituição é especialista em gastronomia. “É muito importante firmar essa parceria com a Prefeitura Municipal. É um desafio, mas temos a segurança e certeza de que esse será um marco da München. Já estamos elaborando um possível cardápio com os alimentos que serão ensinados durante o curso de gastronomia alemã”, comenta Meri.

O presidente da Fundação Municipal de Turismo – realizadora da Münchefest 2018  –, Edgar Hampf, faz uma ressalva sobre o contrato. “A ordem de serviço não é voltada apenas à München, mas para a qualificação no setor de gastronomia que pode, deve e vai ter reflexo no nosso quadro receptivo em Ponta Grossa. Um edital será aberto nos próximos dias para que as pessoas possam se inscrever nos cursos”, exalta Hampf. Também estiveram presentes no encontro o diretor do Sindilojas, Antenor Alberti Guimarães, Jésse Gutierre do Senac e integrantes da SMICQP.
 
MünchenFest 2018
 
Na última quinta-feira (9) Hampf esteve com o cônsul da Alemanha em Curitiba, Andreas Hoffrichter, que apoiou a realização da München. “A grande mudança já começou, estamos preparando a cidade e construindo um produto turístico completamente novo e de alta qualidade. O nosso evento é agora a festa oficial da comunidade alemã do Paraná”, declara o presidente da Fundação.

Para a vice-prefeita Elizabeth Schmidt o evento de 2018 é um recomeço. “A marca da festa é muito forte, pude acompanhar a München desde o início e ver a união entre as secretarias acontecendo hoje, com a iniciativa privada, para viabilizar qualificação profissional à população – o que é de extrema importância”, finaliza Elizabeth.