Projeto 'Solo Mãe' participa do Agrinho 218

Desenvolvido na Escola Municipal Dr Carlos Ribeiro de Macedo, projeto busca o aproveitamento correto dos resíduos orgânicos produzidos na escola

A análise e uso positivo dos resíduos orgânicos produzidos no ambiente escolar viraram tema de projeto na Escola Municipal Dr. Carlos Ribeiro de Macedo. A professora Sandra Mara Baie e os alunos do 5º ano enfrentaram o problema para estudar o tema Solos.

As ações e experiências fizeram parte do Projeto Solo Mãe, aliando ao projeto as diversas formas de ensinar. Foram utilizados livros técnicos como base para o conhecimento, vídeos informativos e educativos e aulas-passeios como forma de pesquisa. Foram levantadas hipóteses e questionamentos para instigar o senso crítico dos alunos. “Com criatividade na elaboração das atividades, buscamos aliar o jogo lúdico e a atividade física nas experiências pedagógicas, fixando o conteúdo de maneira didática”, conta a professora Sandra. O objetivo principal do projeto foi promover ações dentro do ambiente escolar, estimulando o interesse dos alunos com a participação da comunidade – tendo em vista os cuidados com o solo e o meio ambiente.

Com o incentivo da Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa, o projeto foi inscrito no Programa Agrinho Solos 2018. “Por meio dele, pudemos mobilizar os alunos e também a comunidade, que participou ativamente na construção da nossa composteira e no plantio de árvores frutíferas na escola. Criamos também o nosso mascote, a Espertanhoca, que motivou muitas pesquisas e aprendizados, mostrando que precisamos repensar nossas atitudes em relação à sustentabilidade do nosso planeta”, relata a professora.