IMUNIZAÇÃO: Unidades abrem neste sábado para vacinar contra Sarampo e Polio

por Rafisa Ramos

- Pais ou responsáveis devem levar as crianças de um a cinco anos de idade incompletos até uma das cinco salas de vacina que estarão atendendo -

Amanhã (11), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Atenção Primária e setor de Imunização, estará à disposição da comunidade para vacinar o público-alvo da campanha contra Sarampo e Poliomielite que iniciou nesta semana. Cinco das 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolhidas estrategicamente, ficarão abertas das 8h às 17h, sem intervalo para almoço. Pais e responsáveis deverão levar as crianças com um ano completo até as de 4 anos, 11 meses e 29 dias para se imunizar.
Apenas na primeira semana as UBS já vacinaram 2.253 contra pólio e 2.214 contra Sarampo. “Temos como meta vacinar 95% das 20 mil crianças dessa faixa etária, sabemos que alguns pais têm dificuldade de levar durante a semana, então estruturamos algumas equipes para vacinar neste sábado, dessa maneira as famílias poderão garantir a saúde de suas crianças”, comenta a secretária municipal da SMS, Ângela Pompeu.
O objetivo desta campanha é impedir a reintrodução do vírus da poliomielite em nosso país e elevar as coberturas vacinais a níveis protetores contra o Sarampo, fazendo frente à situação epidemiológica observada na região norte do país.  Ambas as doenças são de contágio fácil e podem se alastrar rapidamente entre a população, principalmente o vírus do Sarampo, sendo a vacinação a única forma de prevenção. “É importante que todas as crianças sejam vacinadas, isso cria uma proteção importante não só para as crianças, mas para toda a sociedade, cria uma barreira contra a circulação do vírus e contribui com toda a população, inclusive para aqueles que por motivos de doença não possam ser vacinados”, comenta a gerente de imunização, Úrsula Kemelmeier. Para a vacina é necessário levar cartão de vacina, documentação dos responsáveis e também da criança e cartão SUS.
A Campanha contra Poliomielite e Sarampo terá o Dia D no sábado (18), onde as salas de vacina também estarão abertas para aplicar as doses.

UBS com salas de vacinas no sábado (11)

1. Cyro de Lima Garcia (Oficinas) - rua D. Pedro I (ao lado do terminal);
2. Egon Roskamp (Santa Paula) - rua Castanheira, nº 216;
3. Luiz Conrado Mansani (Uvaranas) - Av. General Carlos Cavalcanti (ao lado do terminal);
4. Romulo Pazzinato (Nova Rússia) -  Rua Prof. Campos Melo (ao lado do terminal);
5. Zilda Arns (Pq N. Sra. das Graças) -  Rua Aguinaldo Guimarães da Cunha, s/nº.