Prefeitura amplia oferta de PEVs em parceria com mercados

Por Mariana Galvão Noronha

Parceria com a Associação Paranaense Supermercados garantiu a oferta de PEVs em novos pontos da cidade, passando de 8 para 18 PEVs em mercados

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou hoje a entrega dos novos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) que estarão instalados em 18 supermercados e mercados da cidade, numa parceria com a Associação Paranaense Supermercados (APRAS). As novas estruturas estão confeccionadas em modelos com capacidade de 24m³ e 12m³, adesivados com a nova campanha de conscientização da coleta seletiva, o mascote PEVman.

“O programa da coleta seletiva já é um sucesso em Ponta Grossa, porque já contempla toda a cidade. Mas queremos aumentar ainda mais a adesão da população, garantindo que ela tenha acesso através da coleta e também com mais PEVs em pontos estratégicos, como os mercados. Essa parceria com a APRAS é fundamental, especialmente agora que temos um novo mascote para incentivar e conscientizar sobre a importância de separar o material reciclável para descartar corretamente”, avaliou o prefeito Marcelo Rangel.

De acordo com a presidente da Regional de Ponta Grossa da Apras, Lilian Cristiane Cataneo, é importante que, quando se trata de preservação do meio ambiente, os supermercados estejam trabalhando juntos. “Com estes PEVs novos, a população poderá aproveitar a vinda até os mercados para já descartar embalagens e outros materiais recicláveis. São 18 pontos em todas as regiões da cidade, então não tem desculpa para não fazerem a sua parte com a separação dos resíduos em todas as casas”, comenta a presidente da Apras.

Com a ampliação de pontos de coleta nos mercados, a cidade conta hoje com mais de 150 PEVs espalhados em pontos estratégicos do município, como região central e saídas de escolas e Cmeis. “O mais importante é que além de proteger o meio ambiente, com a destinação correta desses materiais, os PEVs também garantem a subsistência de cerca de 100 famílias que trabalham nas associações de recicladores, então é um trabalho em várias frentes”, destaca o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros.

A entrega simbólica dos novos PEVs aconteceu no Hipermercado Condor da Nova Rússia. Além dele, o Oba Atacadão, em Uvaranas, também já recebeu a estrutura finalizada. Os outros supermercados contemplados com a estrutura receberão os PEVs gradativamente ao longo dos próximos dias. “Essa ampliação mostra o que queremos para o nosso município, um crescimento com a preservação do meio ambiente, um mundo mais verde. Algo simples como estrutura como essa pode causar um grande impacto em nossa realidade, se bem aproveitado. Estamos trabalhando para aumentar o sucesso da coleta seletiva, que é alcançar a educação ambiental de toda nossa população”, aponta a vice-prefeita, Elizabeth Schmidt.

Na solenidade, também estiveram presentes representes da rede Condor de Supermercados e dos Supermercados Tozetto.

Confira os novos pontos:

Supermercado Jasinski – Vila Madureira